Pesquisa revela que 89,2% dos desempregados da RMS são negros

Fonte: Correio da Bahia –

Em 2008, os negros respondiam por 85,4% da População Economicamente Ativa – PEA da Região Metropolitana de Salvador, o que corresponde a cerca de 1,567 milhão de pessoa, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (10) pela Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada pela parceria entre Fundação Seade, Dieese, SEI, SETRE e UFBA.

A pesquisa revela que embora em esmagadora maioria, a população negra ainda encontra dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Em 2008, do contingente de 372 mil desempregados da RMS, 332 mil eram negros e 40 mil, não-negros. Ou seja, a população negra correspondia a 89,2% dos desempregados.

Para as mulheres, há maior dificuldade de inserção produtiva, evidenciada pela taxa de desemprego recorrentemente maior do que a masculina. As mulheres negras detêm os resultados mais desfavoráveis, pois sua taxa de desemprego total era a mais elevada (25,2%, em 2008), enquanto a das não-negras correspondia a 18,0%.

 

Ocupação


Além disso, para a parcela de negros que consegue uma ocupação, com freqüência ela se dá em setores e posições em que a ausência de proteção social é maior, os rendimentos são menores e as jornadas mais extensas. Situações que elevam a instabilidade e a precariedade desse grupo populacional no mercado de trabalho.

Entre 2004 e 2008, verificou-se o aumento da participação de ocupados negros nos Serviços e na Construção Civil e diminuição nos Serviços Domésticos. Entre os ocupados não-negros houve redução de sua participação nos Serviços e aumento no Comércio.

 

Jornada de trabalho


A pesquisa revela também que no período analisado, os assalariados negros trabalhavam, em média, 42 horas semanais e os não-negros, 41 horas. Na Indústria, os negros trabalhavam 45 horas, em 2008, e os não-negros, 42 horas; e nos Serviços a jornada semanal média dos negros foi de 41 horas, enquanto a dos não-negros foi de 39 horas.

Matéria original

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=