Pesquisa revela que 89,2% dos desempregados da RMS são negros

Fonte: Correio da Bahia –

Em 2008, os negros respondiam por 85,4% da População Economicamente Ativa – PEA da Região Metropolitana de Salvador, o que corresponde a cerca de 1,567 milhão de pessoa, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (10) pela Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada pela parceria entre Fundação Seade, Dieese, SEI, SETRE e UFBA.

A pesquisa revela que embora em esmagadora maioria, a população negra ainda encontra dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Em 2008, do contingente de 372 mil desempregados da RMS, 332 mil eram negros e 40 mil, não-negros. Ou seja, a população negra correspondia a 89,2% dos desempregados.

Para as mulheres, há maior dificuldade de inserção produtiva, evidenciada pela taxa de desemprego recorrentemente maior do que a masculina. As mulheres negras detêm os resultados mais desfavoráveis, pois sua taxa de desemprego total era a mais elevada (25,2%, em 2008), enquanto a das não-negras correspondia a 18,0%.

 

Ocupação


Além disso, para a parcela de negros que consegue uma ocupação, com freqüência ela se dá em setores e posições em que a ausência de proteção social é maior, os rendimentos são menores e as jornadas mais extensas. Situações que elevam a instabilidade e a precariedade desse grupo populacional no mercado de trabalho.

Entre 2004 e 2008, verificou-se o aumento da participação de ocupados negros nos Serviços e na Construção Civil e diminuição nos Serviços Domésticos. Entre os ocupados não-negros houve redução de sua participação nos Serviços e aumento no Comércio.

 

Jornada de trabalho


A pesquisa revela também que no período analisado, os assalariados negros trabalhavam, em média, 42 horas semanais e os não-negros, 41 horas. Na Indústria, os negros trabalhavam 45 horas, em 2008, e os não-negros, 42 horas; e nos Serviços a jornada semanal média dos negros foi de 41 horas, enquanto a dos não-negros foi de 39 horas.

Matéria original

+ sobre o tema

Em marcha pelo fim da violência contra as mulheres, do racismo e da extrema direita

A Marcha Mundial das Mulheres se manifesta a respeito...

Kamala supera expectativas e encurrala Trump no debate

Na categoria previsões furadas, o governador da Flórida, o...

Caso Marighella: MPF pede condenação de 37 ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma nova ação...

para lembrar

2013 já deu as caras: há desejos e sonhos pessoais e políticos

DE CERTEZA TEREI MAIS TEMPO PARA FICAR DE OLHO...

Lula visita Reinaldo Gianecchini no hospital

Ex-presidente e ator, que lutam contra o câncer na...

Gregório Duvivier fala ao Correio sobre livro de ilustrações

O comediante e escritor circula com elegância por temas...

Juiz aplica multa de R$ 50 mil por vídeo alterado de Netinho no YouTube

O juiz auxiliar da propaganda eleitoral Luís Francisco Aguilar...

“A gente precisa sair desse luto e ir para a luta”, diz Macaé Evaristo

Depois de ser anunciada como a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, a deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) disse nesta segunda-feira (9) que...

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em meio a denúncias de assédio sexual, o presidente...

Comunicado sobre a demissão do ministro Silvio Almeida

Nota à Imprensa Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início...
-+=