Pesquisadores visitam país da Oceania onde negros têm cabelos naturalmente loiros

Pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da UC San Francisco e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária acabam de publicar um relatório na revista Science com uma conclusão, no mínimo, surpreendente: o cabelo loiro de alguns habitantes da Melanésia, na Oceania, é uma variação natural. Antes, os cientistas acreditavam que tal fenômeno se dava por algum fator externo, como exposição ao sol ou uma dieta rica em peixe, comum na região.

 

crianca-negra-loira-loura-3
Foto: Divulgação / Sean Myles

 

O grupo recolheu saliva e pigmentação do cabelo de 1000 moradores das Ilhas Salomão. O material comprovou que a variação é nativa, sendo, portanto, diferente da que é responsável pelo cabelo loiro do norte europeu. Os resultados atraíram a curiosidade de diversos membros da comunidade acadêmica. Um dos pesquisadores envolvidos no estudo, Sean Myles explica que o gene TYRP1 é exclusivo aos melanésios.

“Cabelos loiros, portanto, surgiram pelo menos duas vezes durante a evolução humana: uma vez nos ancestrais europeus e outra vez no extremo oposto da terra, nos ancestrais melanésios. Isso representa um fascinante exemplo de evolução convergente: quando o mesmo resultado (cabelo loiro) é realizado por diferentes meios (variantes genéticas independentes)”, frisa o professor da Dalhousie University.

 

crianca-negra-loira-loura-2
Foto: Divulgação / Sean Myles

 

Resultados teriam impacto na saúde global

Ainda de acordo Myles, em um texto publicado no blog dele nesta sexta-feira, tal descoberta amplia a área de atuação da pesquisa genômica médica – que, segundo ele, concentra-se quase que exclusivamente sobre as populações de origem europeia.

“Gastamos bilhões de dólares em busca de genes subjacentes a determinadas doenças em uma pequena fração da diversidade humana, que se concentra em países ricos. Variações, como a encontrada na Melanésia, provavelmente existem em todo mundo, em populações sub-representadas. E isso não afeta apenas a pigmentação do cabelo, mas também em traços relacionados a doenças. Num futuro da medicina personalizada, onde os médicos irão analisar as sequências genéticas dos pacientes para criar drogas sob medida, os indivíduos de origem europeia seriam mais beneficiados” acredita o pesquisador.

 

crianca-negra-loira-loura-5
Foto: Divulgação / Sean Myles
crianca-negra-loira-loura-1
Foto: Divulgação / Sean Myles
crianca-negra-loira-loura-4

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

 

Fonte: Globo

 

+ sobre o tema

Sempre chorei por Michael Jackson

por: Solimar Carneiro - Chorei quando estava apaixonada por ele: eu...

Elza Soares renasce das cinzas com seu já histórico novo disco

A primeira faixa, "Coração do Mar" (José Miguel Wisnik/Oswald...

Cinema volta à Somália após décadas de proibição

Dezenas de somalis posaram para selfies e conversaram animadamente...

Ludmilla inicia transição capilar: “chegou a hora de ser eu mesma”

A cantora Ludmilla revela que está em transição capilar...

para lembrar

Padê Poema – Cuti

 Nação Inusitada em festa rodopiem os desejos ...

Orun Ayé – ‘O Lado Negro do Brasil’

Por: Pedro Migão   Neste domingo, a coluna...

Escritores e cartunistas negros participam de Encontro Afro-literário em Florianópolis

A organização do1° Encontro Afro-literário:150 anos de Cruz e...

Em entrevista, cantor Seal diz que público brasileiro é o mais sexy do planeta

O cantor inglês Seal esteve no Brasil para uma...
spot_imgspot_img

Com samba ‘Mais feliz’, Fabiana Cozza lança 10º álbum em setembro de 2025

Samba de Toninho Geraes e Paulinho Resende apresentado há 18 anos como música-título do álbum lançado pelo cantor Marquinho Sathan em 2006, Mais feliz ganha registro...

Liniker volta ao Rio com show do aclamado álbum “Caju”

O primeiro show de 2025 da Liniker na cidade do Rio de Janeiro já tem data para acontecer: é em 12 de abril, na Marina da...

Busto vandalizado de líder quilombola é reparado em cidade do Rio

O busto da líder quilombola Maria Conga, vandalizado no último dia 19, véspera do feriado da Consciência Negra, foi reparado neste sábado (30) pela...
-+=