Petistas querem mulher negra ministra do STF

Um grupo de parlamentares do PT indicou à presidenta Dilma Rousseff (PT) o nome da desembargadora Neuza Maria Alves da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, para substituir Ellen Gracie no Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra se aposentou no dia 8 de agosto. Se a presidenta concordar, Neuza Maria será a primeira mulher negra no STF. A candidata está no TRF-1ª Região desde 2004, promovida pelo critério de merecimento. Ingressou na magistratura federal em 1988 no Estado de Rondônia. É especializada em Processo Civil, Processo Penal e Direitos Humanos. Neusa Maria é natural de Salvador.

A iniciativa foi do deputado Luiz Alberto (PT-BA)

dep luiz albertoO deputado Luiz Alberto (PT-BA), em discurso na tribuna da Câmara nesta terça-feira, 6, propôs a indicação da desembargadora Neuza Maria Alves da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para assumir a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria da ministra Ellen Gracie.

Luiz Alberto ressaltou que a ministra Ellen Gracie, primeira mulher a ocupar uma cadeira do STF, foi indicada pelo ex-presidente Lula, que também nomeou o primeiro negro para o órgão, o ministro Joaquim Barbosa. Caso a desembargadora baiana seja nomeada para o Supremo, seria a primeira mulher negra a alcançar o posto.

“Agora estamos colocando à disposição, para apreciação da presidenta Dilma, mais uma mulher, baiana, também indicada pelo presidente Lula para assumir na Justiça Federal. Uma mulher negra, lutadora, que tem demonstrado capacidade profissional.

Portanto, está à disposição para apreciação da presidenta Dilma o nome da Desembargadora Neuza Maria Alves da Silva”, sugeriu Luiz Alberto.

Fonte: Acesse Piauí

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...