PF prende sete mulheres de classe média acusadas de traficar drogas

Mariana dos Santos, de 18 anos, moradora de Laranjeiras, presa pela PF acusada de tráfico de drogas.

Depois de uma investigação que durou três meses, policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal do Rio desarticularam uma quadrilha de tráfico de drogas e armas que usava estudantes de classe média da Zona Sul do Rio como “mulas” — pessoas que fazem transporte de drogas. Durante a operação, iniciada na quinta-feira à noite, com apoio de agentes da Polícia Rodoviária Federal, nove acusados foram presos. Entre os detidos, estão sete mulheres moradoras de Leblon, Ipanema e Laranjeiras. Também foram feitas prisões em Minas Gerais e no Paraná.

A droga, principalmente pasta base de cocaína e crack, era trazida da Colômbia e do Peru. Depois de atravessar a fronteira, a carga de entorpecentes, antes de chegar ao Rio, seguia até entrepostos nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Ao todo, segundo informou a PF, foram apreendidos 25 quilos de pasta básica de cocaína e três pistolas CZ calibre .40. A cocaína seria distribuída principalmente para viciados no asfalto.

A estudante Mariana dos Santos, de 18 anos, era a responsável pelo aliciamento de jovens cariocas de classe média para trazer a pasta de cocaína para o Rio. Elas recebiam até R$ 2 mil, passagens e usavam ônibus que partiam da Rodoviária Novo Rio. A droga viajava escondida dentro de garrafas de vodca. Mariana foi presa no início da noite de quinta-feira em casa, em Laranjeiras.

Cumprindo pena em casa

Os chefes da quadrilha, também presos, são, de acordo com a PF, Raul Melo Pimenta dos Santos e Iran Colle Farias Junior. Iran já foi condenado a mais de 31 anos de prisão por assaltos, receptação, furto e formação de quadrilha. O que mais chamou a atenção dos policiais federais é que, muito embora Iran tenha sido condenado a regime fechado até julho de 2031, ele conseguiu autorização para cumprir pena domiciliar, com uso de tornozeleira.

— Ele foi autorizado em 2012 a cumprir pena domiciliar. Mas passou a sair de casa e até a viajar, sendo, então, considerado foragido da Justiça — disse um policial federal que participou das investigações.

Raul, o outro chefe da quadrilha, foi preso no Rio, mas morava no Paraná. Segundo a PF, ele era o responsável por receber a droga e prepará-la para o transporte das “mulas”. Ele usava Minas Gerais e São Paulo como entreposto, de onde os carregamentos de crack embarcavam para o Rio.

Durante a operação, foram presas ainda Michele Zaninotto Laje, Driele Joyce Vitorino do Nascimento, Thamyres Yane Silva dos Santos, Italia Lourentino da Silva, Graziela Magdalena Oliveira dos Santos e Adriana de Paula Moreira. Como as investigações continuam no Rio, a fim de identificar outros traficantes que atuam no asfalto, os policiais federais não revelaram detalhes, como endereços dos presos e documentos apreendidos na operação. Esta foi batizada de Durga, em referência à deusa hindu descrita como uma mulher guerreira, de dez braços, que carregava armas.

 

 

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Um balanço da justiça com as próprias manchetes – Por Saul Leblon

Celso de Mello x mídia: ressaca de um...

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

para lembrar

ONU convoca brasileiros para combater o racismo

Os superlativos números da violência contra jovens negros no...

Mino Carta e a Herança da Casa Grande

Não quero que os ricos chorem, dizia o líder...

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores...

Paulo Paim: sim, é possível

Eu sempre penso o Brasil a partir de decisões...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=