Piedad Córdoba pede apoio ao processo de paz na Colômbia

A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba pediu nesta segunda-feira em Quito que a esquerda latino-americana apoie as conversações de paz que mantêm o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP).

A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba

A paz na Colômbia é uma necessidade da integração latino-americana, assegurou a líder do movimento Marcha Patriótica, ao intervir em um dos painéis do Encontro Latino-Americano Progressista, que teve início nesta segunda no Equador.

Após apontar que seu país é uma peça chave nesse processo integracionista, Piedad assinalou que a permanente aliança dos governos colombianos com os Estados Unidos não significa que seus cidadãos sejam alheios aos processos da esquerda que têm lugar na região.

Nesse sentido, destacou os esforços que realizam muitos dos seus correligionários para fazer a nação sul-americana girar no rumo da tendência politica que governa outros países latino-americanos.

Tudo isso, apesar da perseguição e dos obstáculos impostos pela direita, disse.

Córdoba também elogiou a decisão do presidente Juan Manuel Santos de restabelecer os diálogos de paz que desde 2012 acontecem em Havana, Cuba, entre o governo e as Farc-EP, mas criticou o fato de que as autoridades colombianas se neguem a decretar um cessar-fogo unilateral, enquanto as reuniões são realizadas.

Ela agregou que, em meio a este complexo momento, a sociedade civil de seu país promove a proposta de celebrar uma assembleia nacional constituinte que lhe daria solidez política e jurídica aos eventuais acordos de paz.

Ela também agradeceu ao governo equatoriano por seu apoio às conversações ainda em andamento entre a guerrilha do Exército de Libertação Nacional e o governo colombiano.

“Pedimos a todos que se unam a esta luta, que apoiem os atuais diálogos de paz”, disse Piedad, que lembrou que o fim da guerra em seu país será uma contribuição inestimável ao processo de integração em marcha na América Latina.

A ex-senadora participa com representantes de 35 partidos e movimentos políticos de esquerda no Encontro Latino-Americano Progressista, aberto nesta segunda em Quito pelo presidente Rafael Correa.

Entre os convidados ao evento de dois dias estão tambémo ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya, o líder do partido espanhol Podemos, Pablo Iglesias, e representantes de partidos políticos de Cuba, Chile, México, Nicarágua, Guatemala, Honduras, Venezuela, Grecia e Espanha.

Fonte: Vermelho

Saiba mais : Piedad Córdoba

+ sobre o tema

Veja repercussão da morte do líder sul-africano Nelson Mandela

A morte do líder sul-africano e ex-presidente da África...

Morreu sul-africano que aspirava a ser o primeiro africano negro a viajar no espaço

"Não estou a tentar fazer disto uma questão racial,...

Olimpíadas 2012 – Futebol do Brasil é Prata

Seleção masculina perde a final para o México e...

Cassius Clay – Muhammad Ali

Foi o único boxeador que até hoje suportou 12...

para lembrar

Turismo Étnico da Bahia também é atração na Abav

Fonte: Jornal da Mídia -     Salvador...

Lionel Richie fará três shows no Brasil em março de 2016

Cantor e compositor norte-americano toca em Curitiba, no Rio...

Alcione e Djonga são anunciados como primeiras atrações do AFROPUNK Bahia 2023

O AFROPUNK Bahia anunciou as primeiras atrações do evento...

O Lima Barreto que nos olha

O que vemos só vale – só vive –...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=