Piedad Córdoba pede apoio ao processo de paz na Colômbia

A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba pediu nesta segunda-feira em Quito que a esquerda latino-americana apoie as conversações de paz que mantêm o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP).

A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba

A paz na Colômbia é uma necessidade da integração latino-americana, assegurou a líder do movimento Marcha Patriótica, ao intervir em um dos painéis do Encontro Latino-Americano Progressista, que teve início nesta segunda no Equador.

Após apontar que seu país é uma peça chave nesse processo integracionista, Piedad assinalou que a permanente aliança dos governos colombianos com os Estados Unidos não significa que seus cidadãos sejam alheios aos processos da esquerda que têm lugar na região.

Nesse sentido, destacou os esforços que realizam muitos dos seus correligionários para fazer a nação sul-americana girar no rumo da tendência politica que governa outros países latino-americanos.

Tudo isso, apesar da perseguição e dos obstáculos impostos pela direita, disse.

Córdoba também elogiou a decisão do presidente Juan Manuel Santos de restabelecer os diálogos de paz que desde 2012 acontecem em Havana, Cuba, entre o governo e as Farc-EP, mas criticou o fato de que as autoridades colombianas se neguem a decretar um cessar-fogo unilateral, enquanto as reuniões são realizadas.

Ela agregou que, em meio a este complexo momento, a sociedade civil de seu país promove a proposta de celebrar uma assembleia nacional constituinte que lhe daria solidez política e jurídica aos eventuais acordos de paz.

Ela também agradeceu ao governo equatoriano por seu apoio às conversações ainda em andamento entre a guerrilha do Exército de Libertação Nacional e o governo colombiano.

“Pedimos a todos que se unam a esta luta, que apoiem os atuais diálogos de paz”, disse Piedad, que lembrou que o fim da guerra em seu país será uma contribuição inestimável ao processo de integração em marcha na América Latina.

A ex-senadora participa com representantes de 35 partidos e movimentos políticos de esquerda no Encontro Latino-Americano Progressista, aberto nesta segunda em Quito pelo presidente Rafael Correa.

Entre os convidados ao evento de dois dias estão tambémo ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya, o líder do partido espanhol Podemos, Pablo Iglesias, e representantes de partidos políticos de Cuba, Chile, México, Nicarágua, Guatemala, Honduras, Venezuela, Grecia e Espanha.

Fonte: Vermelho

Saiba mais : Piedad Córdoba

+ sobre o tema

Lopito Feijóo fala sobre literatura africana na casa de cultura do Campo Limpo dia 22/09

O escritor Lopito Feijóo encontra-se no estado brasileiro de...

Livro reúne ideias dos principais pensadores africanos do século 20

Para o professor José Rivar Macedo, organizador da obra,...

Hoje É Dia De África

O Dia da África comemora-se anualmente a 25 de...

Tribos de Wakanda e suas inspirações na cultura Africana

O filme solo do rei de Wakanda, T’Challa, chegou aos...

para lembrar

O povo da Colômbia que celebra o Natal em fevereiro e com um Menino Jesus negro

Os moradores da cidade de Quinamayó, na Colômbia, celebram...

Colômbia deixa aliança antiaborto e amplia isolamento de Bolsonaro na América Latina

O governo do recém-empossado presidente Gustavo Petro na Colômbia anunciou na...

Colômbia descriminaliza aborto até a 24ª semana de gestação

A Corte Constitucional da Colômbia decidiu, nesta segunda-feira (21),...

Jovem estilista negro veste vice-presidente colombiana com moda de ‘resistência’

Esteban Sinisterra, um jovem estilista negro da pobre região...
spot_imgspot_img

Piedad Córdoba: A despedida de uma lutadora incansável pela paz.

En el día de ayer fallecío la senadora colombiana Piedad Córdoba, y el presidente de Colombia, Gustavo Petro, publicó en sus redes que ella...

Colombianas oferecem a lição do dia: si se puede

O histórico de vitórias de seleções sul-americanas contra europeias não é bom para as sul-americanas: Em 2015 a Colombia venceu a França e, sem...

Brasil firma acordo com Colômbia para promoção da igualdade racial

Nesta terça-feira (25), em celebração ao Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou de um encontro...
-+=