PL de Leci Brandão quer regulamentar doulas em hospitais e maternidades

No mês de maio, em que se comemora o Dia das Mães, a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) apresenta projeto de lei para garantir a presença de doulas em hospitais e maternidades do Estado de São Paulo.

Resultado de um trabalho realizado em parceria com ativistas do movimento pelo direito de a gestante ser acompanhada por uma doula, o projeto de lei 250/2013 obriga maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres a permitir a presença dessas profissionais durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente. Se aprovada, a medida deverá valer para toda a rede pública e privada do Estado de São Paulo.

As doulas são acompanhantes de parto escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes, que prestam suporte contínuo à gestante durante toda a gravidez, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante. O nome “doula” vem do grego e significa “mulher que serve”. A atividade está devidamente regulamentada, faz parte da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) sob o código 3221-35 e possui certificação ocupacional em curso para essa finalidade.

O projeto determina que as doulas não poderão realizar procedimentos médicos ou clínicos, como aferir pressão, avaliar a progressão do trabalho de parto, monitorar batimentos cardíacos fetais e administrar medicamentos, entre outros, mesmo que estejam legalmente aptas a fazê-los. De acordo com a proposta, a presença das doulas não se confunde com a do acompanhante instituído pela Lei Federal 11.108/2005.

Em sua justificativa, a deputada aponta que era comum a futura mãe ser assistida ao longo do trabalho de parto por outras mulheres mais experientes, vizinhas e parentes, que prestavam apoio psicológico à parturiente. Conforme o parto foi sendo tratado como assunto médico, eles foram ocorrendo basicamente em hospitais e maternidades, com assistência de uma equipe especializada, porém sem a mesma atenção às necessidades afetivas da mulher.

“A hora do parto é um momento especial na vida da mulher. É também quando ela fica mais vulnerável. A presença de um grande número de pessoas desconhecidas nessa hora tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade. Por isso a figura da doula é importante, pois ela preenche essa lacuna. Acredito que a mulher deve ter o direito de escolha na hora do parto”, afirma Leci.

OMS

A organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de vários países, entre eles o Brasil, reconhecem e incentivam a presença da doula. Há estudos que apontam que o parto evolui com maior tranquilidade, rapidez e com menos dor e complicações tanto maternas como fetais. As vantagens também ocorrem para o Sistema de Saúde, que além de oferecer um serviço de maior qualidade, tem uma significativa redução nos custos dada a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internação das mães e dos bebês.

Fonte: Assessoria de Imprensa da deputada Leci Brandão

 

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=