Plano de Aula – Diversidade na pré-escola

Foto:
Reprodução/TV Liberal

Objetivos

– Trabalhar a questão da diversidade diariamente em sala de aula.

• Construir identidades raciais e de gênero positivas.

• Estimular o respeito às diferenças.

Tempo estimado

O ano todo.

Material necessário

Livros, CDs, DVDs, brinquedos e instrumentos musicais.

Desenvolvimento

1ª etapa

Plano de Aula – Diversidade na pré-escola. No momento da aquisição de materiais didáticos para a turma, selecione itens levando em conta se eles promovem a igualdade entre negros e brancos, homens e mulheres, pessoas com deficiência e grupos de diferentes culturas.

2ª etapa

Para que a postura em casa ajude a iniciativa na escola, envolva os pais no trabalho. Organize uma reunião com eles para explicar a importância de abordar a diversidade no dia a dia. Estimule que cada um faça um exame crítico de seu próprio comportamento, refletindo sobre como isso influencia os pequenos.

3ª etapa

No convívio com as crianças, ao notar manifestações de preconceito, intervenha mostrando a importância do respeito às diferenças e da autoaceitação. Uma boa estratégia é apoiar-se nos exemplos trazidos pelo material selecionado.

Avaliação

No diário de classe, crie um espaço para o registro do comportamento em relação às questões de raça, gênero e deficiência. Considere também a produção da turma (desenhos, cartazes etc.) para identificar os que precisam de apoio para aceitar sua identidade e a dos colegas.

Lucimar Rosa Dias

Pesquisadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, em São Paulo

+ sobre o tema

para lembrar

África: Os homens sábios

Por Roberto Correa Wilson.* Havana (Prensa Latina) Quando os navegantes...

No Dia do Professor, mestres contam como é educar para a diversidade

Em 2012, o Brasil tinha 2,3 milhões de professores....

MEC lança programa de bolsas para aluno do ensino médio virar professor

Objetivo é formar docentes em matemática, física, química e...

Apenas 22% dos jovens mais pobres completaram o ensino médio aos 19 anos

Etapa final da educação básica deveria ser concluída aos...
spot_imgspot_img

Grupo Articulador articula apoio no Congresso para políticas antirracistas na Primeira Infância

No segundo dia de visitas em Brasília, as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés - Instituto da Mulher Negra...

Edital vai apoiar pesquisadores negros e indígenas em projetos de transição energética no Nordeste

Com o objetivo de ajudar na preparação de uma nova geração de pesquisadores negros e indígenas para pensarem em soluções baseadas em ciência e...

Grupo Articulador Enfrentamento ao Racismo desde a Primeira Infância realiza nova rodada de diálogos em Brasília

Desde o dia 09 de setembro as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés - Instituto da Mulher Negra (SP),...
-+=