Plano pagará médico por desempenho

ANS discute remuneração extra a profissionais, prevendo redução de custos; medida causa polêmica no setor

Para presidente do Conselho Federal de Medicina, pagamento beneficiará apenas as operadoras de saúde

Planos de saúde pretendem adotar uma nova forma de remuneração de médicos e hospitais: o pagamento por desempenho (performance). A ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar) coordena um grupo de estudos sobre o assunto, que reúne operadoras e hospitais.
A proposta é que bons médicos e hospitais tenham uma remuneração extra, que poderá vir por meio de bônus. Ainda não estão definidos quais os indicadores para esse pagamento.

O assunto é polêmico. Para os médicos, as operadoras visam apenas reduzir custos e estão querendo reeditar a consulta bonificada, iniciativa adotada por alguns planos de saúde que premia profissionais que cumprem metas, entre elas a redução dos pedidos de exames.
Hoje, as operadoras pagam os médicos por procedimentos (como uma consulta), e os hospitais, por pacotes (por exemplo, todos os procedimentos envolvidos em uma cirurgia).

Nos EUA, mais de 50% dos planos de saúde têm programas com contratos baseados no desempenho de médicos.
“É uma tendência mundial. Não é um modelo punitivo e não colide com a ética médica”, afirma Cesar Abicalaffe, médico especializado em economia da saúde.

A ANS foi procurada, mas, segundo sua assessoria, quem poderia falar sobre o assunto é o presidente da agência, Maurício Ceschin, que estaria viajando e incomunicável até segunda.

PROPOSTA ECONÔMICA
O cardiologista Roberto D’Ávila, presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina), entende que o pagamento por performance seja “uma maravilha” apenas para as operadoras de saúde.

“A origem dessa proposta é puramente econômica. O médico poderá ganhar mais se fizer o uso racional de recursos. Mas em primeiro lugar tem que estar o benefício do paciente, não importa se é barato ou caro. Um exame de urina, que custa R$ 8, pode ser caríssimo se for indicado sem necessidade.”

D’Ávila defende que, em vez de criar novos mecanismos de remuneração, os planos de saúde remunerem melhor os médicos (“para que, no mínimo, tenham mais tempo na consulta”).

Há cinco anos, algumas operadoras de saúde instituíram uma bonificação para médicos que cumprissem metas de redução de exames.
A iniciativa das operadoras de saúde foi vetada pelo CFM, mas algumas operadoras continuam a praticá-la.

Em Belo Horizonte (MG), 80% dos médicos cooperados da Unimed chegam a ganhar 15% a mais por consulta (estipulada em R$ 45) se não fizerem pedidos de exames além da meta definida.

O Conselho Regional de Medicina julga a iniciativa antiética e determinou que ela seja banida, segundo João Batista Gomes Soares, secretário do conselho.

A Unimed-BH diz que é um estímulo para o médico fazer exames físicos e entrevistas “mais benfeitos” e não pedir exames desnecessários. “Não há punição. A bonificação é calculada retrospectivamente”, diz Luiz Otávio de Andrade, um dos diretores da cooperativa.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

para lembrar

Universidades do Exterior poderão aderir ao ProUni 2011

  Universidades do exterior poderão aderir ao ProUni...

NOTA PÚBLICA: Pelo respeito ao direito à participação e pela CONAE em maio

NOTA PÚBLICA: Pelo respeito ao direito à participação e...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=