Guest Post »

Plataforma Freire: Mato Grosso do Sul – Especialização para professores tem inscrições prorrogadas até 8 de fevereiro

Prosseguem abertas até dia 8 de fevereiro as inscrições para cursos de especialização para professores da educação infantil, oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as universidades federais. O período de inscrições terminaria no sábado (30), porém foram prorrogadas pelo MEC, visto que ainda há vagas em todos os estados onde será oferecida a capacitação.

De acordo com o MEC, até o início de janeiro, 206 profissionais haviam efetuado a pré-inscrição em Mato Grosso do Sul. Em todo o Estado estão sendo disponibilizadas 480 vagas para professores de dez cidades, cada cidade disponibiliza de 40 vagas para educadores das redes pública e particular, que se encaixam no programa do governo federal.

Em Mato Grosso do Sul são três universidades oferecendo os cursos: a Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que contará com a parceria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para cursos em Campo Grande e Dourados.

A capacitação é gratuita e presencial, oferecida através da Plataforma Freire, com 360 horas e duração de 18 meses. Após esta data, as secretarias de educação têm até 28 de fevereiro para validá-las. Caso haja mais inscrições do que o número de vagas disponíveis, cabe às instituições de ensino superior fazer a seleção dos candidatos. As aulas estão previstas para começar ainda neste semestre.

A oferta de curso de especialização em educação infantil integra a política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica, que o Ministério da Educação desenvolve em parceria com estados, Distrito Federal e municípios.

Conforme o Ministério da Educação, o objetivo do programa é proporcionar uma série de opções de cursos para que os professores se capacitem. Para isso, há cursos na modalidade presencial e a distância, em diversas áreas, como educação em direitos humanos, diversidade, relações étnico-raciais, mediadores de leitura, uso de computador na escola, além de outros cursos em disciplinas básicas como matemática e língua portuguesa.

As inscrições para os cursos de especialização devem ser feitas no site da Plataforma Freire

Related posts