quarta-feira, agosto 17, 2022
InícioQuestão RacialCasos de RacismoPolícia abre inquérito contra mulher que atacou criança com ofensas racistas na...

Polícia abre inquérito contra mulher que atacou criança com ofensas racistas na Zona Oeste do Rio

“Você tem inveja porque ela tem a pele branca”, disse uma mulher a uma criança, em vídeo que circula nas redes sociais. A cena teria ocorrido na noite deste domingo (29), em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. A Polícia Civil abriu uma investigação por crime de racismo, que prevê pena de reclusão de um a três anos e multa.

Nas imagens, gravadas por um celular, uma mulher ainda não identificada aparece numa praça que, segundo moradores da região, fica na localidade do Viegas. Ao lado de uma menina que seria sua filha, ela diz para outra menor, que não aparece no vídeo: “Você não é amiga dela não, você tem inveja dela porque ela tem mais do que você. E melhor. E ela é mais bonita e tem a pele branca”.

Delegado da 34ª DP (Bangu), Bruno Gilaberte afirma que as imagens indicam se tratar de um ato de preconceito, e não de injúria racial, o que torna o crime mais grave.

— Até então, não chegou nenhum registro oficial sobre esse fato aqui na delegacia. Sendo um caso de injúria por preconceito, a gente precisaria de uma representação da vítima (para abrir um inquérito), no caso, dos pais da criança. Agora, no crime de preconceito, quando a ofensa é genérica e direcionada a um grupo ou classe de pessoas, podemos registrar sem representação da vítima. Pelo vídeo, é sim um caso de preconceito, então estamos abrindo uma ocorrência para investigar o caso — afirma Gilaberte.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench