Polícia vai intimar mãe que ‘fantasiou’ filho de escravo para festa de Halloween

Mãe prestará esclarecimentos à delegacia especializada no atendimento à criança e adolescente em Natal; pelas redes sociais, ela disse se arrepender

no Ultimo Segundo

Reprodução:Instagram

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte vai intimar a mãe que ‘fantasiou’ filho de escravo para uma festa de Halloween . O caso aconteceu no início desta semana em Natal, quando a mulher publicou fotos do menino de 9 anos de idade caracterizado como um escravo, com correntes e marcas que simulavam feridas causadas por chicotes, e causou revolta e acusações de racismo nas redes sociais.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a mãe que fantasiou o filho de escravo será chamada para prestas esclarecimentos, ainda nesta terça-feira (3), na Delegacia Especial de Defesa à Criança e Adolescente (DCA), em Natal.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte também abriu investigação sobre o caso. De acordo com a promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente, o processo será tocado em sigilo, por envolver um menor de idade.

A caracterização do menino de 9 anos como escravo foi exibida pela mãe em suas redes sociais com a legenda: “quando seu filho absorve o personagem! Vamos abrasileirar esse negócio! #Escravo”.

Após a repercussão negativa e acusações de racismo , a mãe apagou as fotos e publicou pedido de desculpas. “Queria somente pedir desculpas pelo fato! Jamais foi minha intenção ofender alguém, estou extremamente arrependida por tudo que aconteceu e me sentindo MUITO mal com os xingamentos e as ameaças horríveis que estão me mandando. Desculpa a todos, do fundo do meu coração! #paz”, escreveu. Posteriormente, a mulher excluiu suas contas em redes sociais.

A ‘fantasia’ que motivou as críticas à mulher foi escolhida para a festa de Halloween do Colégio CEI, escola da região da Lagoa Nova na capital potiguar. Por meio de nota, o colégio lamentou a atitude da mãe que fantasiou filho de escravo . “Lamentavelmente, a escolha do traje para a participação do Halloween, feita pela família do aluno, tocou numa ferida histórica do nosso país. Amargamos as sequelas do trágico período da escravidão até os dias de hoje. O Colégio CEI não incentiva, nem compactua, com qualquer tipo de expressão de racismo ou preconceito, tendo os princípios da inclusão e convivência com a diversidade como norte da nossa prática pedagógica”, informou a instituição de ensino.

+ sobre o tema

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

para lembrar

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance rosas, cravos e astromélias quando é recebido a tiros de fuzis, escopetas e pistolas. Mas...
-+=