Por que capitão do mato? Por Cidinha da Silva

Poderia ser estratégia de marketing dizer que Zumbi era herói e Joaquim, capitão do mato. Era 20 de novembro, feriado sem apelo comercial  e por isso prejudicial ao comércio, fosse por estabelecer um dia de portas fechadas ou dia comum de estabelecimentos abertos, mas  sem impulso de vendas que um feriado deveria proporcionar.
Marketing para vender a ideia de que Joaquim, suposto produto midiático, ruía ao estabelecer a prisão daqueles que o STF condenou. E os membros do PIG, outrora denunciados como parte do staff do “capitão do mato”, voltam-se contra ele, quando vêem o próprio poder ameaçado.
Mas afora o 20 de novembro e seu apelo marketeiro para os defensores da consciência humana, em detrimento da consciência negra,  em que se relacionaria a postura do presidente do STF com a escravidão e a figura do capitão do mato? Que negro (além do negro drama de Joaquim) está envolvido na trama do mensalão? Onde está o negro que subjuga outros, em nome do poder dos brancos, como fazia o capitão do mato?
Parece ser assim, quando uma pessoa negra se destaca em alguma posição é necessário sacar a origem escravizada da algibeira para lembrar-lhe seu lugar social. E lançam mão de todo tipo de inversão de idéias e recursos de pirotecnia semântica para adjetivar negativamente qualquer negro que confronte o poder branco.

 

Se metáfora oriunda do escravismo coubesse a Joaquim, seria a da pessoa determinada a pagar pela própria liberdade.  Aquela que juntava pecúlio durante toda a vida para comprar a alforria e que o faria, mesmo com a iminência da morte. Se sentisse que não teria tempo para morrer livre, entregaria o dinheiro a uma irmandade de pretos, para ser enterrada dignamente em cemitério e não ter o corpo jogado no mato, por capitães do mato, e destroçado por urubus.
Fonte: Blog Cidinha da Silva

+ sobre o tema

Meta passa a permitir que usuários classifiquem gays e trans como ‘doentes mentais’

Publicações que associem "doenças mentais" a identidade de gênero...

Brasil flagra mais de 1,6 mil escravizados em 2024, do Rock in Rio à BYD

O Brasil encontrou, pelo menos, 1.684 trabalhadores em condições...

Estudo mostra que Bolsa Família reduziu mortes por tuberculose

O programa federal de transferência de renda Bolsa Família...

‘Papai, o que vai acontecer com a gente quando Trump começar seu governo?’

Era ainda cedo e praticamente escuro. Eu e meus...

para lembrar

Reeleito, Obama diz que volta à Casa Branca mais determinado e inspirado

'O melhor está por vir', disse presidente em discurso...

Militares cercam embaixada brasileira em Tegucigalpa e expulsam manifestantes

Fonte: Uol Militares de Honduras cercaram na manhã desta...

Denúncias contra violações de direitos humanos pode ser feitas pelo Whatsapp

O Revista Brasil desta segunda-feira (09) falou sobre mais...

Tapa na cara

Começar o ano ouvindo um prefeito reeleito democraticamente fazer apologia da "liberdade de expressão em defesa da ditadura militar" (como ocorreu na capital do RS)...

Trump não convidar Lula é o novo penduricalho da extrema direita brasileira

O dia da posse de Donald Trump se aproxima, será em 20 de janeiro, e o universo bolsonarista tenta transformar o fato de Lula...

Abraço à democracia marcará dois anos da tentativa de golpe

Na próxima quarta-feira (8), a tentativa de golpe contra a democracia no Brasil completa dois anos. A memória dos atos de ataque à soberania...
-+=