Por que é um problema ser gay afeminado?

Opinião e gosto podem ser muito influenciados por preconceito, homofobia e até machismo.

Por , do BuzzFeed

 

Na noite de ontem um jovem gay postou sua opinião a respeito dos afeminados no Twitter.

enhanced-29414-1426699846-1

Por “bixona loca” o jovem entende gays com trejeitos femininos, os chamados afeminados.

Depois de receber algumas mensagens indicando que seu comentário soava preconceituoso, ele tuitou:

Twitter: @_ultraviolento
Twitter: @_ultraviolento

Entre ontem e a publicação deste post, o jovem realizou mais 29 tuítes defendendo seu posicionamento. Já na busca do Twitter é possível encontrar cerca de 600 mensagens relacionadas ao jovem, inclusive respostas dada por ele a outros usuários do Twitter.

Grande parte do debate é: o que tem de errado em ser “bicha louca” e porque um gay chamar o outro dessa forma não é bom?

anigif_optimized-19897-1426706298-6

Este debate vem acontecendo há um tempo e em abril de 2014, o produtor cultural cearense Thomas Saunders levantou a bola com a campanha Sou/Curto Afeminado.

 

Facebook: 1489496857938694
Facebook: 1489496857938694

“Digo a todos umas coisa, não tenho vergonha de quem sou e de quem sempre fui. Me assumi com 14 anos, enfrentei uma adolescência de recriminação, sofri abusos psicológicos e até físicos, já sofri abusos de homens que acham que tem o direito de invadir meu corpo, já sofri julgamentos entre outros gays que se acham mais ‘másculos’ e por isso estão ‘livres’ destas situações. E nunca passou pela minha cabeça mudar quem eu sou e deixar de ser livre, deixar de ser eu”, afirmou Thomas na época.

Além dele, o Canal das Bee abordou o tema no vídeo “É gosto, não é preconceito”, no qual os youtubers Mola e Debora afirmam que o “gosto é socialmente construído”.

youtube.com
youtube.com

Ou seja, a dupla afirma que gostar apenas de um tipo específico de pessoas pode não ser apenas gosto, mas sim a reprodução do que sempre te falaram que é bonito ou legal.

Para Mola, “se gosto fosse algo natural a gente não conseguiria encontrar padrões de gostos (diferentes) em cada cultura”.

“Quando você diz que uma coisa é sua opinião você não blinda ela, você não torna ela seu argumento inviolável, a sua opinião pode estar errada”, completa ele.

Ou seja, em um primeiro momento é preciso entender que o gosto é algo que foi construído de acordo com os padrões que te cercaram a vida toda.
Depois disso é preciso entender que sua opinião é passível de erros e pode mudar.

O preconceito contra os afeminados é real, afirma Pedro HMC, do canal “Põe da Roda”, que é dedicado a vídeos de humor sobre a comunidade LGBT.

enhanced-4341-1426710129-1

Para ele a questão do preconceito contra afeminados se dá pelo machismo: “Acho que acontece por conta do machismo da sociedade em que vivemos, onde a mulher (embora tenha conquistado cada vez mais espaço e liberdade) ainda é vista como inferior ao homem”, afirma Pedro em entrevista ao BuzzFeed Brasil.

“É como se a sociedade, e até o próprio meio gay, olhasse o afeminado com reprovação, afinal ele está negando a masculinidade, algo que o tornaria ‘superior’”, afirma.

enhanced-2663-1426710443-7

 

Pedro cita ainda os exemplos que homens ouvem durante toda a infância e vida adulta: “A gente cresce ouvindo termos como ‘palavra de homem’. Quando mente ‘você não é homem’, se você não tem força te falam ‘seja homem!”, se chora ‘é mulherzinha’, se fala sem firmeza ou não tem a voz grave mandam ‘falar como homem!’. É muito machismo desde que nascemos”.

Para Luiz Henrique, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ e ativista pelos direitos humanos, o preconceito contra os afeminados fica evidente em aplicativos voltados ao público gay:

revistaovies.com
revistaovies.com

“Na nossa cultura: gay viril > gay afeminado; e mais: gay viril é sinônimo de gay cuja orientação sexual passe despercebida em função da expressão de gênero muito próxima daquela esperada de homens héteros viris. Não custa lembrar, igualmente, que: hétero viril > gay viril > gay afeminado, hierarquia que reitera a heteronormatividade”, afirma Luiz Henrique no texto Sobre gostos e afeminações.

Em resumo, é importante lembrar que antes de afirmar que é “apenas uma questão de gosto”, não curtir os afeminados, você pode estar reproduzindo um comportamento machista e preconceituoso.

anigif_enhanced-buzz-30822-1426715326-5

+ sobre o tema

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

Evento estudantil sofre ‘ataque de intolerância’, segundo organização

A 3ª Semana Cultural do Curso de Direito da...

Skinheads suspeitos de agressão homofóbica em Fortaleza são notificados para depor

Garoto foi agredido em praça em Fortaleza em 'presumido...

Família real britânica terá seu primeiro casamento gay

Primo da rainha Elizabeth II será conduzido no altar pela...

para lembrar

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho. A informação divulgada nesta quarta-feira (9) foi confirmada pela equipe da cantora. Nesta sexta-feira (12),...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...
-+=