Por que esta foto em que um policial negro ampara um racista viralizou. Por Marcos Sacramento

A imagem do policial negro ajudando um racista que passou mal durante a manifestação contra a retirada da bandeira confederada do capitólio da Carolina do Sul (EUA), no último sábado, viralizou na internet e está sendo louvada como símbolo do triunfo da paz contra a violência.

Por Marcos Sacramento Do DCM

O próprio policial Leroy Smith acredita que a foto pode ajudar a superar o ódio e os atos de violência registrados no país nas últimas semanas.

Se por um lado a imagem mostrou a nobreza e o profissionalismo de Leroy Smith, por outro explicitou a torpeza dos defensores da supremacia branca, que oportunamente deixaram de lado o ódio racista para pedir ajuda ao primeiro policial negro que encontraram.

Segundo nota divulgada pelo Departamento de Segurança Pública da Carolina do Sul, Smith foi acionado por um dos membros da Ku Klux Klan para ajudar dois colegas que passavam mal por causa do calor.

Só este detalhe torna difícil acreditar que a foto poderá sensibilizar esse tipo de gente cínica que tatua suásticas e ostenta o símbolo dos Estados Confederados. Uma choldra que produz sujeitos como o assassino Dylann Storm Roof, autor do atentado racista em uma igreja em Charleston, mas que diante das dificuldades não têm vergonha de pedir ajuda àqueles que dizem odiar.

O próprio Roof, bem como os racistas que marcharam na Carolina do Sul, tiveram oportunidade de conhecer uma história ainda mais nobre que a de Smith. O caso aconteceu em 1996, em Michigan, quando a jovem negra Keshia Thomas, na época com 18 anos, salvou um simpatizante nazista de ser linchado durante um protesto contra a KKK.

Nesses quase 20 anos, contudo, os crimes com viés racial não deixaram de ocorrer nos EUA. Casos de negros que morreram durante abordagens ou após detenções por policiais brancos acontecem com uma frequência assustadora. A morte mais recente foi a de Sandra Bland, encontrada morta na prisão três dias depois de ser detida durante uma blitz de trânsito no Texas.

Por mais simbólica que seja, a imagem de Leroy Smith não é um chamado para “restaurar a fé na humanidade”. Ele e Keshia Thomas seguiram os preceitos lançados por Martin Luther King 50 anos atrás, apenas isso.

Só dá para acreditar nessa tal restauração quando manifestações racistas como as da Carolina do Sul e mortes suspeitas como a de Bland forem extintas da sociedade, mas os acontecimentos recentes sinalizam que isso está longe de acontecer.

+ sobre o tema

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs...

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba...

Saiba os horários das provas do Concurso Nacional Unificado

Os mais de 2,5 milhões de candidatos inscritos no...

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...

para lembrar

Morte aos escravos: sobre a pena capital

No Império, a pena capital atingiu majoritariamente negros, pobres,...

Vida em dívida por Cuti

Vida em dívida - Vais morrer, negrinho! - Não te fiz...

Morte de jovem negro no Missouri reaviva discussão sobre racismo nos EUA

A pequena cidade de Ferguson, no Missouri (centro dos...

“Preso, aprendi cedo tudo sobre crime e roubo”

"Aqui estou eu, no Instituto para Menores Delinquentes de...
spot_imgspot_img

“Perda de aulas por tiroteios na Maré agrava desigualdade”

Desde 2014 à frente da editora Caixote, a jornalista e escritora carioca Isabel Malzoni mergulhou no universo das violências sofridas por crianças e adolescentes que moram no complexo...

Um passado que permanece

Neste domingo (31) completam-se seis décadas do golpe de 1964. É dever daquelas e daqueles comprometidos com a verdade e a justiça repetir o "Nunca...

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente nas ações da polícia de São Paulo só tem feito aumentar a violência, provocando a intensificação...
-+=