“Por ser negro, não posso entrar em certos lugares” disse Mário José Ferreira confundido com assaltante em Recife

Em vídeo, Mário José Ferreira falou sobre ter sido confundido com assaltante em loja do Recife.

no JC Online

Após ser confundido com um assaltante na tarde da última sexta-feira (20) enquanto fazia compras no Empório Gourmet Casa dos Frios, localizado no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, o motorista Mário José Ferreira postou um vídeo no facebook relatando o ocorrido e acusando a empresa de racismo.

O caso foi primeiramente denunciado pelo patrão de Mário, o advogado Gilberto Lima, e tomou grande repercussão. Segundo o advogado, Mário sempre faz compras na Casa dos Frios, mas costumeiramente está fardado. Ontem, não estava.

“Fui na loja mandado pelo meu patrão para fazer umas compras. Fiz as compras normal, vi que faltou uma parte do dinheiro e fui pegar no carro. Quando voltei, a loja estava fechada só para mim e chamaram a polícia”, comenta o motorista no vídeo.

Mário teria deixado uma quantia de R$ 600 no caixa quando se dirigiu ao veículo para pegar o restante do valor. Ainda de acordo com ele, a polícia realizou uma revista vexatória em frente a todos os passantes e depois afirmou que o motorista estava sendo acusado de tentativa de roubo e porte de arma de fogo. Nada foi encontrado durante a revista.

“Depois, o gerente veio falar comigo e pediu para eu deixar para lá. Pediu desculpas e disse que não passou de um mal entendido”, diz Mário. “Você é um cidadão que paga seus impostos, mas acredito que por ser negro não pode entrar em certos cantos nesse nosso Pernambuco, e sofre esse tipo de preconceito”, completa.

Em nota, a Casa dos Frios afirmou que a história foi contada de forma equivocada. De acordo com a empresa, a polícia foi chamada porque uma funcionária da loja imaginou ter visto uma arma de fogo escondida embaixo da camisa de Mário. A marca afirmou, ainda, que o procedimento não teve nenhuma ligação com o fato de o motorista ser negro.

Manifestação

Em repúdio ao ocorrido, um grupo está organizando, por meio de um evento no facebook intitulado “Negr@ só se for fardado? Racismo institucionalizado”, uma manifestação contrária à Casa dos Frios. O evento deve ocorrer na segunda-feira (23) a partir das 17h.

Veja o vídeo gravado por Mário:

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

Candidata francesa é acusada de ir à baile de extrema-direita

A organização SOS Racismo denunciou neste domingo a presença...

#EuNãoSouUmVírus: epidemia do covid-19 dispara racismo contra asiáticos

"Ai, miga, sai com esse coronavírus daqui", ouviu a...

Jovens de classe média são suspeitos de espancar mendiga no Leblon

Vítima foi agredida na Avenida Ataulfo de Paiva, no...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=