Guest Post »

Por uma educação Antirracista

Com o objetivo de promover a cidadania e igualdade racial, alcançáveis por meio de uma educação antirracista, escola estimula atividades culturais e reflexão

Por Natália Sena

Foto: Priscilla Carneiro

Alunos do ensino médio, da Escola Estadual Vinícius de Moraes, do município de Cotia, na Grande São Paulo, promoveram reflexões sobre a luta  das mulheres negras e do movimento negro para celebrar o mês da consciência negra.

Diante da importância da data, a equipe gestora da escola que é composta pela coordenação pedagógica e professores desenvolveu uma agenda de trabalho durante  o ano letivo para abordar temas como racismo, cultura, igualdade racial, cidadania e educação antirracista.

Foto: Priscilla Carneiro

De acordo com a professora Priscilla Carneiro, a evolução  dos projetos feitos pelos alunos se dá pelo trabalho desenvolvido pela escola durante todo o ano “cada turma fica livre para abordar a questão racial de acordo com a sua compreensão dentro do tema; tivemos diversas apresentações artísticas falando sobre a resistência da população negra”, comenta.

Foto: Priscilla Carneiro

O feminismo negro também foi  um dos temas dos trabalhos apresentados pelos alunos, as ativistas Sueli Carneiro, Angela Davis, a vereadora Marielle Franco, deputada federal Benedita da Silva e a escritora Carolina Maria de Jesus, foram homenageadas.

O projeto desenvolvido pela escola propõe a construção de uma educação inclusiva e antirracista, que rompa com o modelo vigente de educação homogeneizante na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.

 

 

Leia Também:

Clélia Rosa – Trabalhando relações étnico-raciais na educação

Related posts