“Porgy and Bess” no programa Conversa de Músico

Pela primeira vez na televisão brasileira será apresentada a montagem completa da ópera de George Gershwin

 Enviado para o Portal Geledés

porgy-and-bess

Durante o mês de dezembro, a TV Senado vai apresentar a saga de Porgy e Bess contada na ópera do compositor norte-americano George Gershwin, com libreto de DuBose Heyward e Ira Gershwin.

Conhecida por reunir características da ópera tradicional com a música folclórica negra americana, como o jazz e o blues,“Porgy and Bess” estreou em Boston, em 30 de setembro de 1935, e contou com um elenco de cantores negros, o que foi considerado uma ousadia para a época.

porgy-and-bess2

A TV Senado vai exibir a ópera em quatro episódios, que vão ao ar nos finais de semana, dentro do programa Conversa de Músico. A produção é da San Francisco Opera, com regência do maestro John DeMain e direção de cena de Francesca Zambello. O espetáculo foi gravado no War Memorial Opera House de São Francisco, na Califórnia.

“Porgy and Bess” foi a primeira ópera norte-americana a fazer sucesso mundialmente, mas não foi tão bem aceita antes dos anos 70. Conta a história de Porgy, um mendigo com deficiência física, que vive num bairro pobre de Charleston, na Carolina do Sul, e suas tentativas de salvar Bess das garras do grosseiro estivador Crown e do traficante de drogas Sporting Life. O teor da história foi bastante controverso, tendo sido acusado diversas vezes de racista.

unnamed-1

A ópera inclui temas musicais que se tornaram famosos na música popular como “Summertime” gravada por Janis Joplin e o tema “Porgy, I is your woman now”, com Nina Simone. Louis Armstrong e Ella Fitzgerald eternizaram a ópera no álbum “Porgy &Bess”, de 1958.

 

unnamed

 

Serviço:

“Porgy and Bess”

Estreia 4 de dezembro, domingo

No programa Conversa de Músico – TV Senado

Domingo

5h, 10h, 18h e meia-noite

Reapresentação (semana seguinte)

Sábado: 5h e 18h

 

Conversa de Músico

Exibido pela TV Senado há quatorze anos, este programa semanal conduzido pelo maestro Lincoln Andrade traz interpretações de grandes obras da música clássica universal, informações e curiosidades sobre os instrumentos, a vida e a obra de compositores.

+ sobre o tema

Assombrando o mainstream

Liderada pelo rapper Emicida, gravadora Laboratório Fantasma quer se...

Internado na terça-feira, Pelé recebe alta após cirurgia no quadril

A operação impediu que ele viajasse para Nova Jersey...

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção Por: Raphael...

para lembrar

Narrativas Afro-brasileiras na Biblioteca Paulo Duarte, em São Paulo

Toguna – Narrativas Afro-brasileiras na Biblioteca Paulo Duarte,...

Antes de deixar a prisão, Lauryn Hill lança música raivosa sobre consumismo

Após ficar presa por quase três meses, Lauryn Hill ganhará...

Mia Couto ganha o Prêmio Internacional Neustadt de Literatura

  NOVA YORK — O escritor Mia Couto,...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=