Preconceito infeliz

Infelizmente, casos de discriminação ainda são uma constante em nossa sociedade. Pior ainda é que, por medo ou desinformação, muitos deixam de formalizar, junto à polícia, a discriminação que sofrem. É preciso que, cada vez mais, sejam feitas campanhas de conscientização para que as denúncias sejam oficializadas. O medo não pode ser censor.

iStockphoto

E quando se fala em discriminação, há de se pensá-la em todos os âmbitos. Raça, cor, religião e opção sexual são apenas alguns dos exemplos.

Não se pode conceber que pais ainda eduquem seus filhos incentivando a intolerância. O intolerante de amanhã pode ser aquele que, hoje, pratica o bullying em sala de aula e não sofre repreensão da família e da escola. Em um mundo em que as informações estão ao alcance das mãos, cada vez mais, é preciso salientar que a educação vem, e deve continuar vindo, de berço, de dentro de casa.

Para ser cidadão é preciso muito mais que ter título de eleitor, documentos pessoais e ser pagador de impostos. Para ser cidadão, é preciso respeitar ao próximo. É preciso que se tenha consciência da existência de direitos e deveres.

Somente a coragem de denunciar pode fazer com que o preconceito e a discriminação deixem de ser uma constante. Além: é imprescindível, ainda, que aqueles que testemunhas atitudes preconceituosas não sejam omissos. Se você presencia uma situação de preconceito e não toma atitudes, está contribuindo para a perpetuação da intolerância.

O caráter não se mede pela cor da pele, ou pelo grau de escolaridade, pela opção sexual ou religiosa. O caráter se mensura pelas ações. A discriminação é um crime que pode ser combatido com educação, bom senso e respeito.

Fonte: Diário dos Campos

+ sobre o tema

Professora é ‘denunciada’ por pai de aluno por passar filme sobre cultura negra

Uma professora de Macaé foi denunciada na ouvidoria da...

Alunos de escolas públicas fizeram passeata contra racismo até a PMU

Estudantes desenvolveram trabalhos durante o ano com vistas à...

para lembrar

“Ser negra dentro da universidade é fazer o dobro para ser reconhecida”

“Professores duvidavam da minha capacidade e cheguei a receber...

Um quarto das escolas públicas não aborda o racismo em atividades extras na sala de aula

Nesta quarta-feira (21), Dia Internacional Contra a Discriminação Racial,...

Crise tirou 170 mil jovens da faculdade

Aumento do desemprego, falta de crédito e queda na...

Sucesso na internet Jota Júnior ministra palestra para estudantes em São Paulo

Jota Júnior é autor de vídeos que já somam...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=