Prefeita de Ilhabela denuncia injúria racial por ter sido chamada de “preta de neve” e “mula do morro”

A prefeita de Ilhabela (SP), Gracinha (PSD), apresentou à Polícia Civil cópias de comentários feitos nas redes sociais, nos quais internautas fazem menção a ela como “preta de neve” e “mula do morro”

no Brasil 247

Imagem retirada do site Brasil 247

A prefeita de Ilhabela (SP), Gracinha (PSD), denunciou injúria racial pelas redes sociais. Ela apresentou à Polícia Civil cópias de comentários feitos nas redes sociais, nos quais internautas fazem menção a ela como “preta de neve” e “mula do morro”. Os dois investigados podem responder por injúria racial. A pena pode chegar a três anos de prisão. De acordo com a prefeita, os “comentários extrapolam a crítica política e ofendem sua moral”.

Gracinha é a primeira prefeita negra de Ilhabela. “Eu entendo quando recebo ataques políticos, porque nem todos vão concordar com tudo, mas eu não tenho vergonha da minha cor e do meu cabelo. Isso afeta meus filhos e meus netos também. Somos todos iguais”, afirmou, segundo relato do G1.

O tenente coronel aposentado da Polícia Militar Lidio Costa negou ter cometido injúria racial e disse que é perseguido pela prefeita por denunciar esquemas de corrupção na prefeitura.

“Não houve nenhum ataque racista. Ilhabela está mergulhada em corrupção. Sou um dos denunciantes desse esquema tanto na Polícia Federal quanto no Ministério Público. Gracinha é uma das envolvidas e usa de bandeiras sequestradas como essa para se vitimizar. Deixe a Justiça apurar. Não tenho nada a dizer”, afirmou.

Mirian Zucarello, servidora aposentada do Tribunal de Justiça, também negou o crime. “Tomo cuidado com as coisas que eu falo e com as palavras que eu uso. Não vejo isso como racista [sobre se referir à prefeita como Mula do Morro]”, disse.

+ sobre o tema

Apenas 2 dos 18 baleados pela PM no Cabula tinham passagem pela Polícia

Dos 18 jovens baleados pela Polícia Militar em operação...

Promising Young Woman e a Blindagem dos Engravatados

Dificilmente, e é uma tristeza imensa reconhecer esse fato,...

Aquela que volta

Eu tive grandes sortes este ano, encontros até prováveis,...

Vídeo Premiado – Caminhos da Reportagem: Negros no Brasil – 2012

Por Oluandeji Este mês tive alguns debates acalorados com...

para lembrar

Campanha na internet reúne artistas que alertam para genocídio negro

Assim como Martin Luther King, a cantora mineira, Lu...

Balotelli sobre racismo: ‘Teria menos problemas se fosse branco’

Italiano foi entrevistado por revista francesa Do Notícias ao Minuto  ©...

Grupo de trabalho combate racismo

Jornal Ìrohin - Fonte: Diário Oficial - Pernambuco -     Com...
spot_imgspot_img

Festa de São Jorge é a utopia de um Rio respeitoso e seguro

Poucas celebrações são mais reveladoras da (idealizada) alma carioca e, ao mesmo tempo, do fosso de brutalidade em que nos metemos. Todo 23 de...

Belém e favela do Moinho, faces da gentrificação

O que uma região central de São Paulo, cruzada por linhas de trem, a favela do Moinho, tem a ver com a periferia de Belém, sede...

Alunos de escola particular de SP fazem protesto no Shopping Pátio Higienópolis contra abordagem racista de segurança do local

Alunos do Colégio Equipe, em Higienópolis, fizeram uma manifestação nesta quarta-feira (23), após adolescentes negros - estudantes da escola - denunciarem uma abordagem racista...
-+=