Prefeito assina decreto para notificar imóveis que não cumprem função social

O prefeito Fernando Haddad, assinou nesta quinta-feira, 30 de outubro, um decreto que possibilita a notificação de imóveis que não cumprem sua função social. Essa medida, chamada de Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios, vem junto a outro instrumento do Plano Diretor, o IPTU progressivo.

De acordo com o prefeito, São Paulo é a primeira capital do país a aplicar essa medida. “Já passou o tempo disso acontecer. Há 13 anos, essa medida é garantida pelo Estatuto da Cidade e foi discutida durante mais de um ano, na elaboração do Plano Diretor”, disse.

O objetivo desses instrumentos é que um terreno não fique ocioso ou subutilizado e que o proprietário o utilize apenas para especulação imobiliária. “Com sua aplicação, será possível baixar o preço dos terrenos, aumentar a produção habitacional e estimular mais a economia da cidade”, disse.

A partir da publicação do decreto, os proprietários de imóveis subutilizados, lotes sem edificação e imóveis não utilizados serão notificados e terão um prazo de um ano para apresentarem um projeto à prefeitura e as intervenções deverão ser feitas em um prazo de até cinco anos. Em caso de recusa, o proprietário sofrerá a aplicação do IPTU progressivo, e, possivelmente, a desapropriação.

Para o vereador Nabil Bonduki, essa medida corresponde a um dos principais objetivos do Plano Diretor, de aproximar a moradia do emprego. “Com a aplicação desse instrumento mais terrenos poderão ser destinados a produção de habitação social, como por exemplo, na região central da cidade.”, afirmou.

Na primeira fase, 78 imóveis serão notificados, e ainda no mês de novembro serão mais 500. Além disso, a prioridade das notificações é para imóveis em ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) e nas Operações Urbana Centro e Água Branca.

A regra também vale para imóveis desocupados a eixos de mobilidade, como nas Marginais e nos corredores de trem, ônibus e metrô e para imóveis a partir de 500 metros quadrados, como pátios usados como estacionamento ou depósito.

 

 

Fonte: Cidade Aberta 

+ sobre o tema

Vá votar em legítima defesa!

A eleição do Brasil em 2022, sem dúvidas, será...

22/09 – Tracking Vox Populi/Band/iG: Serra e Dilma caem 1 ponto

Petista tem 51% e tucano, 24%; Marina avança um...

Obama exalta Mandela como “um gigante da justiça”

Presidente dos Estados Unidos manda recado, durante discurso em...

Você é daqueles que acham que criticar a polícia é defender bandido?

O pensamento binário é fascinante. Para algumas pessoas, a...

para lembrar

Haddad sanciona lei e libera entrada de doulas em maternidades

O prefeito Fernando Haddad (PT) sanciona nesta sexta-feira (23)...

Haddad: só em 2018 saberemos se o Brasil ainda cabe no figurino da República Velha

Em artigo na revista Piauí, o ex-prefeito de São...

‘Eu sou alvo desse cara. Minha esperança é você’, diz mulher negra a Haddad

Estudante de Serviço Social, Regiane Nezia da Silva, está nos últimos meses para concluir o curso na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 2019, quando já...

Haddad promete recriar Ministério das Mulheres e promover cota de gênero na política

Plano de governo inclui propostas de Manuela D’Ávila, como ampliar a remuneração e o tempo do seguro-desemprego para gestantes. Por Marcella Fernandes, do HuffPost Brasil O plano de...

Haddad: só em 2018 saberemos se o Brasil ainda cabe no figurino da República Velha

Em artigo na revista Piauí, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad diz que por trás do golpe parlamentar, o possível fim da Nova...
-+=