Prefeito assina decreto para notificar imóveis que não cumprem função social

O prefeito Fernando Haddad, assinou nesta quinta-feira, 30 de outubro, um decreto que possibilita a notificação de imóveis que não cumprem sua função social. Essa medida, chamada de Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios, vem junto a outro instrumento do Plano Diretor, o IPTU progressivo.

De acordo com o prefeito, São Paulo é a primeira capital do país a aplicar essa medida. “Já passou o tempo disso acontecer. Há 13 anos, essa medida é garantida pelo Estatuto da Cidade e foi discutida durante mais de um ano, na elaboração do Plano Diretor”, disse.

O objetivo desses instrumentos é que um terreno não fique ocioso ou subutilizado e que o proprietário o utilize apenas para especulação imobiliária. “Com sua aplicação, será possível baixar o preço dos terrenos, aumentar a produção habitacional e estimular mais a economia da cidade”, disse.

A partir da publicação do decreto, os proprietários de imóveis subutilizados, lotes sem edificação e imóveis não utilizados serão notificados e terão um prazo de um ano para apresentarem um projeto à prefeitura e as intervenções deverão ser feitas em um prazo de até cinco anos. Em caso de recusa, o proprietário sofrerá a aplicação do IPTU progressivo, e, possivelmente, a desapropriação.

Para o vereador Nabil Bonduki, essa medida corresponde a um dos principais objetivos do Plano Diretor, de aproximar a moradia do emprego. “Com a aplicação desse instrumento mais terrenos poderão ser destinados a produção de habitação social, como por exemplo, na região central da cidade.”, afirmou.

Na primeira fase, 78 imóveis serão notificados, e ainda no mês de novembro serão mais 500. Além disso, a prioridade das notificações é para imóveis em ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) e nas Operações Urbana Centro e Água Branca.

A regra também vale para imóveis desocupados a eixos de mobilidade, como nas Marginais e nos corredores de trem, ônibus e metrô e para imóveis a partir de 500 metros quadrados, como pátios usados como estacionamento ou depósito.

 

 

Fonte: Cidade Aberta 

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

O que o brasileiro médio sabe da América Latina? – Por: Wagner Iglecias

A elite brasileira, a imprensa e a escola há...

Dilma diz que PSDB está “desesperado”

Por: ANA FLOR Candidata anuncia ações contra Serra e...

O Folião de raça de Cris Pereira – Por Cidinha da Silva

Quem pensa que Brasília é apenas o chão musical...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=