terça-feira, setembro 21, 2021
InícioÁfrica e sua diásporaPatrimônio CulturalPrefeitura de São Paulo presenteia Papa Francisco com disco "Sobrevivendo no Inferno"...

Prefeitura de São Paulo presenteia Papa Francisco com disco “Sobrevivendo no Inferno” do Racionais MC’s

Encontro ocorreu durante seminário realizado nesta semana no Vaticano, que contou com a participação do prefeito Fernando Haddad 

no Catraca Livre

Uma cruz e o salmo 23, capítulo 3 – “Refrigere minha Alma e guia-me pelo caminho da Justiça” – estampam a capa do quarto disco do grupo Racionais MC’s, “Sobrevivendo no Inferno”. O álbum de 1997 é o presente escolhido pela Prefeitura de São Paulo para o Papa Francisco, durante viagem realizada por Fernando Haddad a um seminário realizado no Vaticano nesta semana.

A escolha partiu de um grupo de jovens da periferia paulistana, que entregou “Sobrevivendo no Inferno” ao coordenador de Políticas para Juventude, Cláudio Aparecido da Silva.  Com inúmeras menções a textos bíblicos em músicas como “Gênesis” e “Capítulo 4, Versículo 3”, ambas escritas por Mano Brown, o disco aborda temas ligados à desigualdade social, violência e o dia a dia da periferia na maior cidade da América do Sul.

Destaque para “Diário de um Detento”, faixa que buscou inspiração nos relatos do diário de Jocenir, ex-detento do extinto Carandiru, para se transformar no maior sucesso do quarteto formado, também, por Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.

Haddad cobra compromisso ambiental 

Apesar de ainda não ter sido entregue ao pontífice,  Haddad esteve com o Papa Francisco na última terça-feira, 21 de julho. Na ocasião, o prefeito, junto com outros chefes de administrações municipais vinculados à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), entregou uma carta ao pontífice onde ressalta a importância do compromisso, de governos locais e prefeituras,  de reverter a crise climática global.

Lembrou também de metas estabelecidas para encontrar novos caminhos que conciliem o desenvolvimento das cidades com o  aumento de emissões de gases de efeito estufa.

Os prefeitos ainda pedem que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheça a importância dos governos locais na sustentabilidade do mundo e desenvolvimento humano.

O secretário de Relações Internacionais da Prefeitura, Vicente Travas, que segue em seminário em Roma, deve deixar o LP aos cuidados do Papa por meio do chanceler do Sacro Colégio.

RELATED ARTICLES