Prefeitura no Bairro intensifica zeladoria em 100 ruas do Capão Redondo, na zona sul

Ações do governo municipal beneficiarão 8 mil famílias no bairro, que recebe até 27 de junho postos de atendimento na rua Árvore da Vida

Do Capital

O programa Prefeitura no Bairro chegou nesta segunda-feira (22) ao Capão Redondo, zona sul da Capital, com ações intensificadas de zeladoria em 100 ruas e postos móveis de atendimento de órgãos municipais instalados na rua Árvore da Vida. A vice-prefeita Nádia Campeão abriu os trabalhos desta semana, que deverão beneficiar 8 mil famílias.

“Nós vamos fazer no bairro limpeza de bueiros, varrição, poda de árvores no entorno. Vai ter trabalho de limpeza, de zeladoria, de iluminação pública, da CET [Companhia de Engenharia de Tráfego] e tem também atendimento nas tendas aqui. Vamos aproveitar para trazer as demandas da comunidade”, afirmou Nádia Campeão, que também coordena o Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS).

A ação será realizada nas áreas do Jardim Comercial, Cohab Adventista, Jardim São Bento, Parque Independência e no bairro Feitiço da Vila. “Escolhemos uma região de alta vulnerabilidade, onde os serviços são necessários. Vamos ficar aqui para atender as reivindicações e solicitações da população”, disse o subprefeito Antonio Ganem (Campo Limpo). Estão previstos serviços como Operação Cata-Bagulho, mutirão da limpeza, manutenção de vias públicas, mutirão nas escolas municipais e CET no seu Bairro, além de atividades de cultura, esporte e lazer, distribuição de mudas e plantio de árvores.
Até 27 de junho, também será intensificado o diálogo com lideranças da região. “Tem muito a ser feito na região e muito a ser melhorado, mas estamos avançando. Contamos com toda a população para nos ajudar trazendo demandas, reclamações, para melhorar nosso trabalho de sugerir, fiscalizar e cobrar da Prefeitura”, convidou Sheila Rosa Silva, coordenadora do Conselho Participativo da região. Entre os avanços no bairro, a conselheira apontou a criação de duas creches e duas escolas de educação infantil, regularização fundiária para 1096 famílias e a instalação de um centro de referência para mulheres.
“Nós teremos um novo serviço na região, um Centro de Referência da Mulher. É um serviço com assistente social, psicóloga, advogada, para atender mulheres em situação de violência. Teremos também uma pedagoga para um trabalho de capacitação profissional, para estimular a auto-organização das mulheres”, explicou a secretária Denise Motta Dau (Políticas para Mulheres).
Uma das novidades desta 12ª edição é a que a população do bairro poderá conhecer o novo modelo de ônibus que irá circular pelos corredores da Capital. O veículo, na cor prata, é biarticulado e oferece ar condicionado, internet gratuita por wifi e tomadas para carregar celulares.
O Prefeitura no Bairro também disponibiliza postos de atendimento de assistência social e de educação. Um dos destaques é o posto móvel do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), que realiza encaminhamentos para vagas de emprego, emissão de carteira profissional e orientação para formalização de pequenos empreendedores. Em sua base móvel, a Guarda Civil Metropolitana realiza campanha de desarmamento e mediação de conflitos.
O evento de abertura contou com uma apresentação de teatro sobre prevenção da dengue, realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, e com shows de dança de grupos de idosos e jovens da região. Também acompanhou a cerimônia o secretário José Tadeu Candelária (Verde e Meio Ambiente).

 

Edições anteriores

A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu na Vila Medeiros, zona norte. Edições anteriores do programa foram realizadas em Pedreira, zona sul, na Parada de Taipas, zona norte, no Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, zona leste; no Jardim Ângela, em M’Boi Mirim, zona sul; no Jardim Elisa Maria, Brasilândia, zona norte; no Iguatemi, em São Mateus, zona leste; no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

 

Agenda

Veja o calendário para as próximas ações:

– 29 de junho: subprefeitura Guaianases

– 13 de julho: subprefeitura de Sapopemba

– 20 de julho: subprefeitura de Jaçanã/Tremembé

– 27 de julho: subprefeitura de Casa Verde

– 03 de agosto: subprefeitura da Lapa

– 10 de agosto: subprefeitura de Ermelino Matarazzo

– 17 de agosto: subprefeitura de Perus

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Políticas Públicas e a Necropolítica brasileira

Políticas Públicas e Políticas Afirmativas de qualidade não são...

Curso de curta duração aborda políticas públicas e famílias negras

O curso Políticas Públicas e Famílias Negras: Construindo Igualdade Racial...

DJ Lah, do grupo Conexão do Morro, morre em chacina na periferia de São Paulo

Nove pessoas foram baleadas e, dessas, seis morreram em...

A política do livro e leitura como um direito humano

Trago comigo um retratoque me carrega com ele bem antesde o possuir bem depois de o ter perdido.Toda felicidade é memória e projeto.Cacaso1 A história...

Lula quer discutir com comunidades políticas públicas para as favelas se for eleito

O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta quarta-feira (12) caminhada na Estrada do Itararé, no Complexo do Alemão, Rio...

País tem proporção recorde de candidaturas de mulheres e negros

O Brasil deverá ter uma proporção recorde de candidaturas de pessoas negras e mulheres em uma eleição federal. Segundo dados parciais do TSE (Tribunal Superior...
-+=