Na caverna ou na telinha

De todos os ofícios, sinto inveja de quem desenha. Valer-se de pontos e linhas para representar coisas existentes e imaginárias. Diferente de quem se expressa com palavras, pois elas precisam existir anteriormente nas ruas e dicionários. Ao contrário do desenhista que cria formas, o escritor não inventa palavras. Ele as combina, recria, escolhe. Mas nunca se iguala ao voo livre do desenhista.

Por Fernanda Pompeu, do Yahoo

Quando fui professora de roteiro, Fernando Carvall – mestre da ilustração – apareceu na sala de aula querendo roteirizar. Pensei: por que um cara que domina o desenho quer se dedicar à expressão escrita? Explico: não creio que escrever seja inferior a desenhar, todas as expressões se igualam em importância. Mas a escrita, eu disse para o aluno Carvall, é tão trabalhosa que se eu desenhasse passaria a quilômetros de distância dela.

Escrever é ofício de operário. De gente que dispõe uma palavra depois de outra. Gente que esmiúça no passado social ou pessoal o nexo do que está tentando dizer. Também é ofício de cidadão que leva bordoadas. Se o escritor cometer um errinho de grafia, ou um errão de concordância, será insultado. Para os desenhistas, a generosidade é maior. Está meio garatuja, mas comunica.

Antes que me taxem de despeitada, sou um pouquinho, digo por que invejo os desenhistas. Com pontos e linhas, eles alcançam o ouro da síntese, a capacidade de dar o recado imediatamente. Ao contrário dos escritores que precisam ter status de mestre para se expressar com síntese. É fato que 99 entre 100 escribas desejam dizer muito com poucas palavras. Mas também é fato que 1 entre 100 consegue alcançar esse objetivo. Isto é, plasmar mensagens curtas e densas ao mesmo tempo.

O leitor curte textos e ilustrações. Mas, se obrigado a escolher, a maioria ficará com a imagem. Somos uma sociedade de ícones. Repare na área de trabalho dos computadores, smartphones, tablets. São os ícones – não as palavras – que abrem portas para a navegação. Não deve ser por caso que imagem eimaginação sejam irmãs siamesas.

A humanidade começou desenhando nas paredes das cavernas. Só quando adulta inventou a escrita. Mas até para isso precisou antes desenhar letras. Aí passou para o jogo de combiná-las, alterná-las,  regrá-las. Nesse momento, também foram repartidos os ofícios. Para os lúdicos, o desenho. Para os anjos, a música. Para homens e mulheres tristes, a escrita.

Imagem: Régine Ferrandis

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Amar o distante

Por Fernanda Pompeu Minha rua, aqui na Vila Madalena, não...

Longe do centro

Nunca fui a queridinha da professora, ou da turma....

Mais rápido do que o Super-Homem

Passados os 50 anos do golpe militar a coluna...

A rainha do lar virou cidadã

Neste 8 de março de 2010, o Dia Internacional...

Fátima Oliveira dos 1000 Legados

Temos trabalho e prazer para muitas gerações Por Fernanda Pompeu em seu blog  Em 2005, tive a honra e o prazer de entrevistar a médica Fátima Oliveira (1953-2017)....

A vida é raçuda

Alvorada Acordar cedo é fonte de sofrimento para Celina Macunis. Toda vez que é obrigada a sair da cama antes das 10, vivencia a espantosa...

Luiza Bairros (1953-2016)

Morreu no 12 de julho 2016 a grande Luiza Bairros. Ela foi de tudo: ativista, professora, ministra. Gaúcha e baiana. O texto que segue...
-+=