Prêmio Abdias Nascimento

Enviado por / FonteDo Observatória da Mulher 

Criado para valorizar a produção jornalística que torne visível o racismo como fator estrutural das desigualdades socioeconômicas no país, o Prêmio simboliza a busca por um jornalismo plural. Este ano distribuirá R$ 35 mil em sete categorias: Mídia impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa/Comunitária, Fotografia e Categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros. No lançamento, a coordenadora da iniciativa, Sandra Martins anunciará o recebimento de inscrições somente pela internet, até 31 de julho de 2013 e as metas desta edição Lançamento da 3º edição do Prêmio Abdias discute a cobertura de ações afirmativas

Para marcar abertura das inscrições no dia 07 de maio, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJMPMRJ), recebe às 9h30, o cineasta Joel Zito, o professor da Universidade do Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) João Feres Júnior e a jornalista da TV Brasil Luciana Barreto. Também lança o catálogo da edição 2012.

Criado para valorizar a produção jornalística que torne visível o racismo como fator estrutural das desigualdades socioeconômicas no país, o Prêmio simboliza a busca por um jornalismo plural. Este ano distribuirá R$ 35 mil em sete categorias: Mídia impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa/Comunitária, Fotografia e Categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros.

No lançamento, a coordenadora da iniciativa, Sandra Martins anunciará o recebimento de inscrições somente pela internet, até 31 de julho de 2013 e as metas desta edição. “A cobertura de temas relacionados à população negra e ao racismo no Brasil continuam sendo desafios. Facilitando as inscrições, nossa ideia é derrubar pelo menos uma barreira para a participação dos jornalistas”, declarou.

Confirmado para o debate, o coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Iesp/Uerj), João Feres Júnior falará sobre a cobertura de ações afirmativas na imprensa. Durante 2001 e 2009, ele analisou a Revista Veja e os jornais Folha de S. Paulo e O Globo. Concluiu que os meios de comunicação têm abordagens diferentes, mas “a editorialização conta, tanto do pondo de vista das opiniões editoriais, quanto da apresentação do tema em si”, antecipou.

A mesa terá também o cineasta Joel Zito, que lançará o trailer do seu novo filme “Raça”, com previsão de estreia nacional ainda em maio. Estudioso da presença do negro/a na televisão brasileira, Zito constatou que os negros/as não estão nas bancadas de programas de TV. A cultura negra, a história e mesmo o racismo no Brasil, segundo ele, também passam ao largo da programação.

Quem fará a mediação do debate é a jornalista da TV Brasil Luciana Barreto. Vencedora da categoria televisão em 2012, ela também falará sobre os desafios da profissão, especialmente para as jornalistas negras.

O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é realizado pela Cojira-Rio. Conta com apoio das Cojiras de Alagoas, do Distrito Federal, de São Paulo e da Paraíba, além do Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros e da Diretoria de Relações de Gênero e Promoção da Igualdade Racial dos Sindicatos do Rio Grande do Sul e da Bahia.

As entidades integram a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Étnico-racial (Conajira), da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj).

Sobre Abdias Nascimento:

Lançado em 2011, o prêmio homenageia o ex-senador Abdias Nascimento. Falecido aos 97 anos, ele se tornou ícone da defesa dos direitos humanos e do combate ao racismo. Desenvolveu vasta produção intelectual como ativista, político, artista plástico, escritor, poeta e dramaturgo. Natural de SP, participou dos primeiros congressos de negros. No Rio, criou o Teatro Experimental do Negro (TEN) na década de 1940.

Como jornalista, foi repórter do Jornal Diário, além de ter trabalhado em vários periódicos. Fundou o Jornal Quilombo e também foi filiado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio. Ao longo da vida acumulou vários títulos, entre eles, a de professor emérito da Universidade de Nova York e Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Contato p/ entrevistas: (21) 3906-2450
Sandra Martins: (21) 98171080

Evento: Lançamento da 3ª edição do Prêmio Abdias Nascimento
Data/horário: 07 de maio, às 9h30
Local: Rua Evaristo da Veiga, 17ª andar/auditório

Acesse o site: www.premioabdiasnascimento.org.br

 

Leia Também: 

Abdias do Nascimento

+ sobre o tema

Fãs de Michael Jackson recebem 1 euro de ‘indenização’ por sua morte

Fãs de Michael Jackson recebem 1 euro de 'indenização'...

Jamaicana que mora nos EUA ganha título de adolescente mais alta do mundo com 2,10 metros

Marvadene Anderson, 16, é a adolescente mais alta do...

A memória africana bebe Cuba Libre

O incrível regresso de cubanos à África Quem...

para lembrar

Ismael Ivo, bailarino e coreógrafo, morre aos 66 anos após diagnóstico de Covid-19

O bailarino e coreógrafo Ismael Ivo morreu na noite...

ANGLOA: Independência abriu portas para libertação de países africanos colonizados

A proclamação da independência da República de Angola,...

Não veio do céu nem das mãos de Isabel a liberdade

É desrespeitoso com a luta histórica dos movimentos negros...
spot_imgspot_img

Gilberto Gil afirma que não se aposentará totalmente dos palcos: “continuo querendo eventualmente cantar”

No fim de junho, saiu a notícia de que Gilberto Gil estava planejando sua aposentadoria dos palcos. Segundo o Estadão, como confirmado pela assessoria do...

Ex-seguranças da Chic Show, amigas se emocionam em festival: ‘Chorei muito’

A Chic Show, festa/baile black símbolo da resistência cultural negra paulistana, celebra 50 anos em grande estilo com um festival no Alianz Parque neste...
-+=