O IPEAFRO disponibiliza a íntegra das duas edições do livro “O negro revoltado” de Abdias Nascimento

Enviado por / FonteDo IPEAFRO

O IPEAFRO disponibiliza, neste documento, a íntegra das duas edições do livro O negro revoltado, organizado por Abdias Nascimento e publicado originalmente em 1968. A segunda edição saiu em 1982. O livro reúne ensaios introdutórios e os anais do 1º Congresso do Negro Brasileiro (registro taquigráfico dos debates e trabalhos apresentados). O prefácio à segunda edição introduz o leitor à evolução do contexto histórico que marca a experiência da luta negra no Brasil nesses dois momentos (os da publicação e da reedição do livro) na sua dimensão política em duas vertentes, a nacional e a internacional.

Os Apêndices 1, 2 e 3, que se seguem ao Prefácio à segunda edição, ilustram essa evolução. No plano internacional destaca-se o texto do discurso proferido pelo autor no Congresso Nacional dos Estados Unidos em 1980, em evento organizado pelo mais antigo sindicato negro daquele país. Trata-se do primeiro momento em que um militante dos direitos do negro brasileiro se pronunciou diante de uma assembleia política dessa natureza no interior dos Estados Unidos.

No plano nacional brasileiro, sobressai o informe do Memorial Zumbi à 33ª Reunião da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência em 1981, onde a voz do movimento negro se consolida diante do conjunto dos intelectuais do país. O terceiro documento registra a confluência dos planos nacional e internacional: Abdias Nascimento apresenta à SBPC e ao PDT, em suas reuniões nacionais de 1981, relatório sobre o veto do Ministério das Relações Exteriores à realização no Brasil do 3º Congresso de Cultura Negra das Américas, certame internacional histórico que reuniria delegações de todas as Américas e da África.

Realizado pelo IPEAFRO em agosto de 1982, o 3º Congresso de Cultura Negra das Américas marcou a primeira vez em que o Brasil recebeu uma representação do Congresso Nacional Africano de Nelson Mandela.

Os textos introdutórios à segunda edição antecedem a reprodução, na íntegra, da primeira edição do livro, composta de um ensaio introdutório do organizador e dos anais ilustrados do 1º Congresso do Negro Brasileiro, realizado pelo Teatro Experimental do Negro em 1950. De acordo com o critério que o autor enuncia no prefácio à segunda edição, inserimos no final do livro um documento omitido da primeira edição e inserido na segunda: o texto da declaração “paralela” promovida por um grupo de “cientistas” e rejeitada pelo plenário do Congresso, conforme mostra o registro taquigráfico dos debates.

A qualidade visual diverge entre as duas edições devido à técnica de reprodução. A primeira edição foi digitalizada a partir dos microfilmes, enquanto os textos introdutórios à segunda edição foram digitalizados diretamente, assim como as imagens das capas, orelhas e contracapas. As fotografias foram digitalizadas diretamente dos livros e inseridas após os textos introdutórios de cada edição.

Acesse o Livro O Negro Revoltado

 

+ sobre o tema

Luíz Gama

Luís Gonzaga Pinto da Gama (Salvador, 21 de junho...

Pesquisas apontam Machado de Assis como o autor brasileiro mais estudado

A doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) Laeticia Jensen...

O Negro da senzala ao soul: Um documentário da TV Cultura 1977

Gabriel Priolli resgata um vídeo que conta a história...

Lélia Gonzalez: Mulher Negra na História do Brasil

Neste ano de 2009, já contamos 15 anos que...

para lembrar

Alberto Guerreiro Ramos

Alberto Guerreiro Ramos (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 13 de...

Luiz Gama, o abolicionista

Ele está ali no Largo do Arouche, no canto...
spot_imgspot_img

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

“Eu sou o sonho das minhas ancestrais”: Quilombo (la) em Harvard

Sou Ana Paula, mulher negra, quilombola, Doutora em História e admitida para uma bolsa pós-doutorado no W.E.B Du Bois Research Institute em Harvard University....

Mostra em Inhotim revela caminhos de Abdias Nascimento no exílio

Intelectual de múltiplos talentos, Abdias Nascimento havia feito suas primeiras experiências nas artes plásticas meses antes de embarcar para os Estados Unidos, em 1968,...
-+=