O Negro da senzala ao soul: Um documentário da TV Cultura 1977

Enviado por / FonteMamaPress

Gabriel Priolli resgata um vídeo que conta a história do Movimento Negro e sua organização, que foi ao ar na TV Cultura de São Paulo em 1977.

É surpreendente a sua atualidade e contemporâneidade em 2015.

Nós do Movimento Negro Brasileiro temos muito pouco material televisivo da época da ditadura. Apesar de movimentarmos milhões de negros brasileiros por todo o país com consciência, dignidade, reconhecimento e “soul”. Nossa invisibilidade na “mídia” oficial era quase que total.

Este documentário portanto se insere então no rol dos vídeos, que todos os negros e negras contemporâneos e futuros, terão a obrigação de ver caso queiram sabem um pouco mais de seu presente, através do que foi feito em um passado recentíssimo. Marcos Romão (Mamapress)

“Quando a classe média, o branco começou a a entrar nas escolas de samba, a gente começou a se sentir um pouco, como se estivesse sendo expulso de lá”. Hamilton Bernardes Cardoso( 1977) Publicado em 3 de jul de 2015 por Gabriel Priolli

Reportagem de Gabriel Priolli Netto e Armando Figueiredo Neto

Documentário realizado pelo Departamento de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo, em 1977.

O filme registra a rearticulação do movimento negro brasileiro, no final da ditadura militar, com depoimentos de intelectuais e ativistas importantes, como Beatriz Nascimento, Eduardo Oliveira e Oliveira, e Hamilton Bernardes Cardoso.

Mostra como a soul music norte-americana, seus temas e sua cultura (gestual, vestuário, hábitos, etc) influenciaram a juventude negra do final dos anos 1970 e serviram como eixo articulador de um sentimento de orgullho e pertencimento, que impulsionou a mobilização política contra o racismo e em favor dos direitos raciais.

beatriz-nascimento-2
Beatriz Nascimento (Foto: Reprodução/ Documentário O Negro da senzala ao soul)

“Para entender a história do negro, você tem que partir da história deles como um grupo livre, como empreendendo uma sociedade livre, mesmo que dentro da sociedade (maior) tenha existido escravo, mas basicamente o quilombo é uma sociedade de homens livres, que procura organizar uma sociedade para si, onde ele possa viver de acordo com o seu passado histório, africano e brasileiro, com seus hábitos, suas culturas e sua forma de ser.

O quilombo não se esgota na história da repressão, ele se prolonga na história da organização e localização dos negros nos mocambos e favelas. Maria Beatriz Nascimento (1977)

eduardo-oliveira-oliveira-sociologo
Eduardo Oliveira Oliveira (Foto: Reprodução/ Documentário O Negro da senzala ao soul)

”Na medida em que o negro caminha para a conscientização e conhecimento de si próprio, na medida em que o negro consolida este conhecimento, ele vai poder fazer um bom trabalho não só de educar-se, como também educar o branco.

Acho que é preciso que nós brancos e negros nos eduquemos juntos, para conhecer afinal de contas a nossa história, esta parte da história, que é a história do negro, que até hoje tem sido relegada a segundo plano.
Eu acho que tem sido relegada porque nós, que fomos os feitores desta história, não tínhamos ainda tido condições de querer revelá-la.” Eduardo Oliveira Oliveira (1977)

+ sobre o tema

Milton Santos

Milton Almeida dos Santos (Brotas de Macaúbas, Bahia, 3 de...

Machado e a política

A campanha eleitoral, como outras, tem sido pródiga em...

20 anos sem Oracy Nogueira, por Rafael Balseiro Zin

Neste 16 de fevereiro de 2016, recordamos os 20...

Canto das três raças (1974)

Composição: Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Duarte Interpretação: Clara...

para lembrar

Jacob Zuma: sociedade multirracial sul-africana deve viver em harmonia

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, assegurou neste domingo que...

UFBA sediará o XI Congresso Luso Afro Brasileiro

A cidade de Salvador foi escolhida para ...
spot_imgspot_img

Eu era menino quando os da caserna confundiram-me com um comunista

Eu tinha pouco mais de dois anos quando raiou a ditadura militar no Brasil. Criança, preso à barra da saia da minha mãe, Flora, e morador...

Ditadura invadiu terreiros e destruiu peças sagradas do candomblé

Desde criança, a iyalorixá Mãe Meninazinha d’Oxum ouvia a avó Iyá Davina, a iyalorixá Davina de Omolu, dizendo “nossas coisas estão nas mãos da...

Não é mentira: nossa ditadura militar também foi racista

Em meio às comemorações da primeira e mais longeva Constituição brasileira, promulgada em 25 de março de 1824 – um documento que demonstra a pactuação...
-+=