Abdias sempre

O centenário de nascimento foi em 2014, mas o tempo de reverenciar Abdias é sempre. Amanhã, o mais importante líder negro nacional do século XX (crianças, anotem!) será homenageado em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos de uma das casas que ajudou a dignificar, o Senado Federal. Na cerimônia, estarão o nigeriano Wole Soyinka, primeiro africano a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, em 1986, e o historiador ganês Anani Dzidzienyo, professor da Brown University (EUA) e velho estudioso das relações raciais no Brasil. Participam também representantes da Marcha das Mulheres Negras, da Comissão da Verdade da Escravidão e do Educafro. Lembrar Abdias Nascimento é revisitar a luta, ainda em curso, do povo negro contra o racismo, pela igualdade. Salve ele!

Escritor, artista plástico, teatrólogo, professor, político e, sobretudo, ativista da causa negra, Abdias partiu do aiyê (mundo físico, em iorubá) para o orun (espiritual), em maio de 2011. Morrer não é verbo adequado ao militante que, muito antes da popularização do multiculturalismo, batalhou pela valorização da ancestralidade e das tradições afro-brasileiras. Em 1983, quando assumiu cadeira na Câmara dos Deputados, evocou Olorum (“criador de todas as coisas”) e os orixás Exu (“senhor de todos os caminhos”) e Oxum (“doadora do amor, da compaixão e da esperança”).

A jornada terrena do mestre é contada em “Abdias Nascimento — Grandes vultos que honraram o Senado” (Editora Senado, 345 páginas, R$ 25) pela socióloga Elisa Larkin Nascimento, com lançamentos amanhã, em Brasília, e quarta, no Rio. Mulher e parceira de luta por 36 anos, mãe do caçula de Abdias, Osiris, Elisa produziu obra densa e emocionada.

O livro é consistente na apresentação das propostas políticas do líder. Traz num anexo os projetos de lei apresentados durante os mandatos de secretário estadual no Rio de Janeiro, deputado federal e senador. Ao mesmo tempo, contém discursos, depoimentos e entrevistas nos quais o líder faz críticas contundentes às condições de vida dos negros.

Abdias participou ou foi observador privilegiado de episódios marcantes da História, a partir dos anos 1930. Soube, como poucos, relacioná-los ao cotidiano dos irmãos de cor. Deixou a cidade natal, Franca (SP), aos 16 anos, rumo à capital. Militar e já membro da Frente Negra Brasileira, organização voltada à inclusão da população afrodescendente, foi baleado na Revolução Constitucionalista de 1932. Migrou para o Rio em 1936. Morou em Mangueira. Por protestar contra o Estado Novo, foi preso e cumpriu pena na Frei Caneca.

Fundou, em 1944, o Teatro Experimental do Negro (TEN). No Teatro Municipal do Rio, com permissão do então presidente Getúlio Vargas, encenou “O imperador Jones”. O autor Eugene O’Neill dera o sinal verde. Estava em intercâmbio nos EUA, quando foi decretado o Ato Institucional Nº 5 pela ditadura, em 1968. Passou 12 anos no exílio. Na volta ao Brasil, foi um dos fundadores do PDT com Leonel Brizola.

Único deputado negro na legislatura anterior à Constituinte de 1986, Abdias defendeu na Câmara políticas compensatórias em prol dos negros. Trinta anos atrás, já propunha ensino de história africana e cultura afro-brasileira nas escolas, reserva de vagas no serviço público e bolsas de estudo para negros, classificação do racismo como crime de lesa-pátria, instituição do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra e direitos trabalhistas para empregadas domésticas. Algumas agendas se materializaram apenas neste século. Outras seguem na fila.

+ sobre o tema

A Saga dos Engenheiros Rebouças

A Bahia reconhecida   desde   suas   origens  como  terra  de   tantos  brasileiros ilustres,  nas mais diversas áreas profissionais, alguns cujos nomes são...

Luíza Mahin: um mito libertário no Feminismo Negro

Programa Luíza Mahin, mãe do poeta, advogado e abolicionista Luiz...

João Cândido: Ex-marinheiro morreu pobre aos 89 anos

Em 22 de novembro de 1910, inconformados com os...

Apelo: Presidente, oficialize a indicação de Abdias ao Prêmio Nobel da Paz

Clique aqui ou na imagem para assinar o manifesto Rio...

para lembrar

Ativistas promovem um dia de homenagens a Abdias Nascimento

O centenário de nascimento de Abdias Nascimento será lembrado...

Beatriz Nascimento

Maria Beatriz Nascimento (1942-1995) é intelectual ativista negra contemporânea...

Machado de Assis é o maior escritor latino-americano

Qualquer semelhança não é mera coincidência. A morte do...

Luiz Gama: Quanto vale um homem?

No tempo da escravidão, o valor era medido pela...
spot_imgspot_img

“Eu sou o sonho das minhas ancestrais”: Quilombo (la) em Harvard

Sou Ana Paula, mulher negra, quilombola, Doutora em História e admitida para uma bolsa pós-doutorado no W.E.B Du Bois Research Institute em Harvard University....

Mostra em Inhotim revela caminhos de Abdias Nascimento no exílio

Intelectual de múltiplos talentos, Abdias Nascimento havia feito suas primeiras experiências nas artes plásticas meses antes de embarcar para os Estados Unidos, em 1968,...

Em ‘Submundo’, Abdias Nascimento nos faz enxergar o Brasil atual

Quem acompanha a trajetória de Abdias Nascimento (1914-2011) pouco tem ideia dos percalços de sua vida antes de ele se tornar a grande liderança negra de...
-+=