Prêmio Mulher de Negócios anuncia vencedoras na Bahia

Salvador – Era quase 21h quando o superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, anunciou a vencedora da categoria Negócios Coletivos do Prêmio Mulher de Negócios. Verônica Lemos, presidente da Cultuarte (Cooperativa de Cultura e Arte), sediada no Pelourinho, na capital baiana, subiu ao palco e, emocionada, dedicou a vitória às artesãs que compõem o grupo. O prêmio foi entregue na noite desta segunda-feira (5), no hotel Golden Tulip, em Salvador.

Verônica teve muitos motivos para comemorar a conquista. Em 2007, um incêndio criminoso quase pôs fim ao sonho das cooperadas, que desenvolvem peças de artesanato com foco na cultura afrodescendente. Os produtos e a loja, recém-inaugurada, estavam completamente destruídos. Mesmo com as adversidades, as artesãs não desistiram e, em seis meses, conseguiram reerguer o espaço. “O prêmio é um reconhecimento da nossa luta. Foram muitos altos e baixos, mas, no final, sempre temos a recompensa”, afirmou.

Na categoria Pequenos Negócios, quem levou o troféu foi a empresária Renata Chequer, proprietária do restaurante La Forneria, de Vitória da Conquista. Ela recebeu o prêmio das mãos do diretor-técnico do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos. Renata destacou que a iniciativa é uma maneira de fomentar o empreendedorismo feminino no estado. “Queremos mostrar que é possível vencer, apesar das dificuldades”, ressaltou.

Renata e Verônica vão representar a Bahia na etapa nacional do prêmio, cujas vencedoras serão anunciadas em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher. Na etapa nacional, dez mulheres serão premiadas com troféu de bronze, oito com troféu de prata e duas, uma em cada categoria, serão reconhecidas como as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A dupla ganhará uma viagem ao exterior para conhecer centros de referência em empreendedorismo.

Nesta edição, consultores do Sebrae realizaram um diagnóstico das empresas inscritas. A novidade, de acordo com Mariza Xavier, gestora do prêmio na Bahia, possibilitou que as empresárias conhecessem os pontos fortes e fracos da gestão. “A partir dessa consultoria, a empreendedora pode buscar a orientação do Sebrae para aprimorar o negócio”, explica.

Maria da Paixão não chegou a ficar entre as finalistas, mas considerou importante participar no prêmio. “A consultoria nos ajudou a observar o que tínhamos que aperfeiçoar na empresa e o que precisamos implantar para crescer”, afirmou Maria, proprietária, há 30 anos, de um salão de beleza em Feira de Santana.

Meta

Edival Passos ressaltou o bom desempenho das empreendedoras baianas no prêmio. Segundo ele, o estado estipulou uma meta de 134 inscrições para 2011. Mas, no final, 372 mulheres se candidataram, superando em 177,61% a previsão inicial. “Isso mostra a importância do prêmio na vida das empreendedoras baianas, ao mesmo tempo em que coloca em evidência o crescimento das mulheres no mercado que antes era dominado por homens”, declarou Edival.

Ele apresentou números que comprovam a participação efetiva da mulher no mundo dos negócios. “Hoje, quase 50% dos negócios abertos no Brasil por pessoas entre 18 e 64 anos são comandados por mulheres”, revelou. Para Edival, isso mostra que as mulheres estão conquistando o seu espaço, cada vez mais, no mundo dos negócios.

O Prêmio Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808 / 3320-4558 / 9122-1612 / 9174-9142

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.ba.agenciasebrae.com.br

www.twitter.com/sebraebahia

www.facebook.com/sebraebahia

 

Fonte: Tosabendo

+ sobre o tema

Machismo e racismo continuam desequilibrando a disputa eleitoral

Levantamento do Inesc feito a partir do cruzamento de...

ONU busca mulheres para cargos de direção de operações de paz e missões políticas

Banco de Talentos de Mulheres Experientes, ou Senior Women...

Machismo: por que os médicos não acreditam em mim?

A situação da saúde no Brasil é conhecida pela...

Medalha Theodosina Ribeiro – Conheças as homenageadas 2015

Reconhecer o trabalho e as ações de mulheres que...

para lembrar

Senado aprova projeto que proíbe uso de algemas durante parto de detentas

Projeto de senadora do DEM também assegura assistência médica...

Grupo de mulheres pede em Brasília descriminalização do aborto

Elas se reuniram ontem com o presidente do STF,...

Curso On Line: A história do Feminismo Negro no Brasil

Já divulgamos aqui no Blog alguns cursos de nosso...

A mulher no noticiário brasileiro durante a Copa do Mundo 2014

Somente 23% das pessoas vistas, ouvidas ou a respeito...
spot_imgspot_img

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de...
-+=