Prêmio Mulher de Negócios anuncia vencedoras na Bahia

Salvador – Era quase 21h quando o superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, anunciou a vencedora da categoria Negócios Coletivos do Prêmio Mulher de Negócios. Verônica Lemos, presidente da Cultuarte (Cooperativa de Cultura e Arte), sediada no Pelourinho, na capital baiana, subiu ao palco e, emocionada, dedicou a vitória às artesãs que compõem o grupo. O prêmio foi entregue na noite desta segunda-feira (5), no hotel Golden Tulip, em Salvador.

Verônica teve muitos motivos para comemorar a conquista. Em 2007, um incêndio criminoso quase pôs fim ao sonho das cooperadas, que desenvolvem peças de artesanato com foco na cultura afrodescendente. Os produtos e a loja, recém-inaugurada, estavam completamente destruídos. Mesmo com as adversidades, as artesãs não desistiram e, em seis meses, conseguiram reerguer o espaço. “O prêmio é um reconhecimento da nossa luta. Foram muitos altos e baixos, mas, no final, sempre temos a recompensa”, afirmou.

Na categoria Pequenos Negócios, quem levou o troféu foi a empresária Renata Chequer, proprietária do restaurante La Forneria, de Vitória da Conquista. Ela recebeu o prêmio das mãos do diretor-técnico do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos. Renata destacou que a iniciativa é uma maneira de fomentar o empreendedorismo feminino no estado. “Queremos mostrar que é possível vencer, apesar das dificuldades”, ressaltou.

Renata e Verônica vão representar a Bahia na etapa nacional do prêmio, cujas vencedoras serão anunciadas em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher. Na etapa nacional, dez mulheres serão premiadas com troféu de bronze, oito com troféu de prata e duas, uma em cada categoria, serão reconhecidas como as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A dupla ganhará uma viagem ao exterior para conhecer centros de referência em empreendedorismo.

Nesta edição, consultores do Sebrae realizaram um diagnóstico das empresas inscritas. A novidade, de acordo com Mariza Xavier, gestora do prêmio na Bahia, possibilitou que as empresárias conhecessem os pontos fortes e fracos da gestão. “A partir dessa consultoria, a empreendedora pode buscar a orientação do Sebrae para aprimorar o negócio”, explica.

Maria da Paixão não chegou a ficar entre as finalistas, mas considerou importante participar no prêmio. “A consultoria nos ajudou a observar o que tínhamos que aperfeiçoar na empresa e o que precisamos implantar para crescer”, afirmou Maria, proprietária, há 30 anos, de um salão de beleza em Feira de Santana.

Meta

Edival Passos ressaltou o bom desempenho das empreendedoras baianas no prêmio. Segundo ele, o estado estipulou uma meta de 134 inscrições para 2011. Mas, no final, 372 mulheres se candidataram, superando em 177,61% a previsão inicial. “Isso mostra a importância do prêmio na vida das empreendedoras baianas, ao mesmo tempo em que coloca em evidência o crescimento das mulheres no mercado que antes era dominado por homens”, declarou Edival.

Ele apresentou números que comprovam a participação efetiva da mulher no mundo dos negócios. “Hoje, quase 50% dos negócios abertos no Brasil por pessoas entre 18 e 64 anos são comandados por mulheres”, revelou. Para Edival, isso mostra que as mulheres estão conquistando o seu espaço, cada vez mais, no mundo dos negócios.

O Prêmio Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808 / 3320-4558 / 9122-1612 / 9174-9142

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.ba.agenciasebrae.com.br

www.twitter.com/sebraebahia

www.facebook.com/sebraebahia

 

Fonte: Tosabendo

+ sobre o tema

Não se nasce mulher. Torna-se

Não se nasce mulher. Torna-se no Cartazes & Tirinhas LGBT

“Se a solução não passar pelas mulheres. Não poderá se chamar solução”

A tendência feminista tradicional é dizer que Sororidade é...

É preciso gritar

“Preciso gritarrrr”! Foi com esta expressão vibrada da energia...

Alunas relatam machismo e assédio de professores na USP em Ribeirão

Página na internet tem depoimentos sobre atitudes consideradas machistas....

para lembrar

PSC pede que STF suspenda regra que obriga cartório casar gays

Partido argumenta que cabe ao Congresso Nacional decidir...

Jovem usa celular para gravar abusos feitos por ex-padrasto em Itajubá, MG

Segundo a adolescente, abusos aconteciam desde que ela tinha...

Vereadora critica homossexuais e defende submissão da mulher

  Vereadora diz que ‘família’ corre perigo com...

Aos 42 – por Daniela Luciana Silva

Hoje é um dia de festa. Para comemorar seu...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=