domingo, dezembro 4, 2022
InícioSem categoriaPrêmio Nobel de Literatura, Wole Soyinka, pede apoio da SEPPIR para Festival...

Prêmio Nobel de Literatura, Wole Soyinka, pede apoio da SEPPIR para Festival de Arte Negra em Lagos

Em Salvador, acontece hoje (19/11), às 14, na Academia de Letras da Bahia, o Encontro com Wole Soyinka e lançamento do livro “O leão e a joia”

A Ministra Luiza Bairros recebeu o prêmio Nobel de Literatura Wole Soyinka, em audiência na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), quarta-feira (14/11). Na pauta, o Festival de Arte Negra em Lagos (FAN-Lagos), a ser realizado nos meses de abril e março de 2013, na Nigéria. A proposta de apoio da SEPPIR na organização do evento se deve ao tema escolhido para a próxima edição: As Cores Africanas no Brasil, com homenagem ao Brasil e ao intelectual Abdias Nascimento.

Reconhecido mundialmente pelas obras artísticas e literárias, o escritor e dramaturgo nigeriano participa hoje, em Salvador, do Encontro com Wole Soyinka. A ação faz parte da programação do Novembro Negro – agenda alusiva ao 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra, e inclui o lançamento do livro “O leão e a joia”, na Academia de Letras da Bahia.

Além de Soyinka, que é curador do FAN-Lagos, a audiência na SEPPIR teve a participação do interlocutor do Festival no Brasil, Oçúsegun-Michael Akinrúli, do Instituto de Arte e Cultura Yoruba, sediada em Belo Horizonte – MG.

Wole Soyinka
Nascido em 1934, em Abeokuta, no oeste da Nigéria, Soyinka é autor de peças teatrais, romances e poemas, que lhe renderam o Prêmio Nobel de Literatura em 1986. Primeiro escritor africano negro a receber tal honraria, Soyinka participou ativamente na história política da Nigéria. Em 1967, durante a guerra civil daquele país, ele foi preso pelo governo federal, mantido em confinamento solitário na prisão por suas tentativas de mediar a paz entre os partidos em guerra. Na prisão, ele escreveu poemas que mais tarde viriam a ser publicados em uma coleção sob o título Poems from Prison.

 

 

Fonte: Nação Z

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench