Presidente recebe manifestantes afro-descendentes

Em sua primeira agenda oficial como presidente da República em exercício, Marco Maia (PT/RS), teve uma audiência, nesta segunda-feira (26), com cerca de 20 representantes da Educafro, uma ONG que promove a inclusão de afrodescendentes através da educação

Liderados pelo diretor da entidade, Frei David Santos, eles apresentaram uma pauta de reivindicações. A primeira delas é a inclusão de um plano de acesso para afro-brasileiros no programa “Ciência sem Fronteiras” do governo federal, que oferece bolsas de estudo no exterior. A Ong solicitou também a aprovação de uma portaria para garantir vagas aos afrodescendentes nos concursos públicos federais prevista no Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288 de 2010) e a aprovação no Senado Federal do Projeto de Lei 180/2008 que prevê vagas no ensino médio e superior para estudantes de escolas públicas, oriundos de famílias com renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita e para alunos autodeclarados negros. O PL tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

Por fim, os integrantes da Educafro solicitaram apoio do governo federal para o cumprimento do artigo 39 do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288 de 2010), que assegura igualdade de oportunidade no mercado de trabalho. Eles lutam por espaço para trabalhar nas obras da Copa do Mundo. Quatro capitais já atendem o estatuto (RS, PR, MT e RJ).

“Somos a sexta potência econômica mundial, mas ainda estamos em 84º lugar no IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]. Queremos lutar por direitos iguais”, defendeu a Lucília Lopes, assessora da Educafro.

O presidente em exercício, Marco Maia, disse que fez questão de atender o grupo. “As reivindicações de vocês são justas e estão dentro da política do governo federal de inclusão de todos os segmentos sociais. Assim como a presidenta Dilma é simpática à causa, vou ajudá-los a avançar em pontos importantes, principalmente na área da educação”, afirmou Maia.

Marco Maia solicitou encaminhamento da demanda ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, para analisar como incluir os negros no programa “Ciência Sem Fronteiras” e também à ministra Luiza Bairros da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial para avaliar como os afro-brasileiros podem participar mais efetivamente da organização da Copa do Mundo. Disse ainda já ter conversado com a presidenta Dilma sobre as cotas para o serviço público federal. “Vamos também estudar como este pedido pode ser atendido”, afirmou o presidente em exercício.

Quanto ao Projeto de Lei que tramita no Senado, Maia se comprometeu a conversar com o presidente da CCJC do Senado, Eunício Oliveira para solicitar a inclusão do PL 180/08 na pauta da comissão o mais breve possível.

Os integrantes da ONG saíram satisfeitos da reunião: “Agora estamos caminhando para o Brasil que sonhamos com negros e brancos com oportunidades iguais. Esta reunião vai ficar para a história”, disse o diretor da entidade Frei David Santos.

Alguns manifestantes que estavam acorrentados e em greve de fome em frente ao Palácio do Planalto encerraram o protesto após audiência.

Fonte: Amanda Alice Fernandes Miguel – Assessoria de Comunicação

 

Fonte: Diário da Manhã

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=