Primeira música em inglês do grupo Pussy Riot homenageia negro morto nos EUA

NOVA YORK (Reuters) – O grupo punk rock russo Pussy Riot lançou sua primeira canção em inglês nesta quarta-feira, uma homenagem musical para Eric Garner, que foi morto ao ser imobilizado no pescoço pela polícia e cuja morte provocou amplos protestos contra a violência policial nos Estados Unidos.

No R7 

Nadya Tolokonnikova e Maria Alyokhina gravaram a canção “I Can’t Breathe” (“Eu Não Consigo Respirar”) em Nova York em dezembro, depois que o grande júri decidiu não indiciar um policial branco de Nova York envolvido na morte de Garner.

A dupla disse que dedicava a sua primeira canção em inglês a Garner. Batizada de “Eu Não Consigo Respirar”, o título é uma referência às palavras repetidas pela vítima antes de sua morte.

“Essa música é para Eric e todos aqueles da Rússia e dos EUA e ao redor do mundo que sofrem com o terror de Estado – mortos, imobilizados, pereceram por causa da guerra e da violência de todos os tipos patrocinada pelo Estado”, disseram as russas em comunicado.

No vídeo divulgado no YouTube, as cantoras, que vestem uniformes da polícia antimotim russa, são lentamente enterradas vivas.

Alyokhina e Tolokonnikova passaram quase dois anos na prisão após serem condenadas por vandalismo motivado por religião na sequência de um protesto em 2012 contra o presidente russo, Vladimir Putin, dentro de uma catedral de Moscou.

A prisão e a sentença de quase dois anos provocaram um clamor global. Elas foram libertadas em 2013 depois que Putin lhes concedeu anistia.

(Reportagem de Patricia Reaney)

+ sobre o tema

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=