Primeiro presidente negro da OAB-SP será homenageado

Benedicto Galvão comandou a entidade entre 1940 e 1941


O advogado Benedicto Galvão, primeiro presidente negro da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, será homenageado na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 11 de abril, às 19h.

Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB-SP, disse que “os advogados e a sociedade civil devem conhecer a contribuição de suas lideranças afro-descendentes na construção da cidadania e daqueles que atuaram para combater o racismo em todas as suas formas”.

– Essa homenagem vem ao encontro desse nosso desejo. É preciso resgatar a memória dos líderes que escreveram a história da advocacia e da cidadania no Brasil.

Para o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP, que organizou o evento, Eduardo Pereira da Silva, a homenagem “é um reconhecimento da instituição ao trabalho prestado pelo presidente Benedicto Galvão, afro-brasileiro que fez história na sua gestão em 1940 e 1941 e aos homenageados que, em 2011, reconhecidamente, combateram o racismo e desenvolveram políticas de inclusão social”.

Benedicto Galvão presidiu a OAB-SP durante o afastamento de Noé Azevedo e é considerado o primeiro presidente negro da OAB-SP. Nasceu em uma família humilde no interior do Estado, veio para São Paulo, formou-se na escola complementar, anexa à Escola Normal da Praça da República, trabalhando como auxiliar de escritório e professor nos bairros da Bela Vista e Liberdade. Diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1907, passando a advogar no famoso escritório de Alfredo e Ernesto Pujol. Morreu em 11 de julho de 1943.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Programa “Maus Médicos”: em São Paulo, eles entram, batem o ponto e vão embora

  O repórter Fábio Brilhante, do SBT, e sua...

Maternidade obrigatória, paternidade facultativa

Ainda hoje, muita gente insiste que não precisamos do...

Janine dá aula de ética a Lobão Filho

"A corrupção, como insistimos alguns há muitos anos,...

Médicos estrangeiros começam a trabalhar no Brasil em setembro

Em setembro médicos estrangeiros começam a trabalhar nas cidades...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=