Pró-reitor de graduação da UFJF mostra avaliação da política de ação afirmativa na instituição

 

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou sua política de ações afirmativas em 2006 como parte de um projeto global de inclusão dos grupos sistematicamente excluídos, revelou o pró-reitor de graduação Eduardo Magrone durante a audiência pública sobre cotas, que acontece no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, o resultado parcial revela que candidatos cotistas têm resultados mais modestos do que não cotistas, e precisam de apoio pedagógico além do convencional para se manterem no curso.

Magrone disse que além da política de ingresso pelo critério de cotas, prevista inicialmente para durar até 2015, a UFJF implantou um núcleo de estudos afro-brasileiros. Para a UFJF, uma das consequências da política de cotas é fazer com que a instituição seja uma produtora de saber sobre essa população, e outras populações da região, que historicamente se vira alijadas do ensino superior.

A seguir, o reitor fez avaliação resumida das ações em curso na universidade, mostrando dados do vestibular de 2008. Foram organizados três grupos de vagas para cursos de graduação: egressos de escolas públicas autodeclarados negros; egressos de escolas públicas com mais de sete anos nessa situação; e não optantes do sistema de cotas.

O desempenho dos candidatos dos três grupos foi analisado pela instituição. Segundo Magrone, o estudo mostra uma tendência de resultados mais modestos dos candidatos cotistas do que dos não cotistas, principalmente nos primeiros anos de curso. O desempenho dos grupos é desigual, disse o reitor, asseverando que a UFJF sabe que precisa providenciar uma solução tópica para neutralizar, reverter essa tendência.

Segundo Magrone, a UFJF detectou que esses alunos precisam, pontualmente, de apoio pedagógico além do apoio estudantil convencional para prosseguirem em seus cursos com rendimento aceitável.

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Ana Maria Gonçalves: A mídia, as cotas e o sempre bom e necessário exercício da dúvida

Fonte http://www.interney.net/blogs/lll Tenho escrito alguns artigos sobre racismo e, em todos,...

Aborto, maconha, gays, cotas: cadê as polêmicas na campanha?

 A propaganda eleitoral gratuita na TV deveria servir para...

Nem pós-moderno ou governista. Apenas Prounista

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo...
spot_imgspot_img

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Ações afirmativas sob ataque

O receio e o sentimento de ameaça sentidos por parcelas da população como reação à crescente presença negra em lugares antes considerados apenas para...
-+=