Prodígio de 16 anos faz história no Barça e é visto como sucessor de Messi

Ansu Fati é um atacante nascido em Guiné-Bissau, continente africano, que realizou ontem (14) o sonho da maioria dos jogadores (e torcedores) do planeta – ser titular do estrelado Barcelona. Tudo isto aos 16 anos de idade. E o garoto tratou de mostrar que não está no clube a passeio. Logo aos dois minutos, balançou as redes abrindo a contagem na goleada por 5 a 2 do Barça sobre o Valencia no Camp Nou. Assim, começa a justificar a fama que tem de sucessor de Lionel Messi.

Da Uol

Brasão do Barcelona
(Foto: Reprodução/ Facebook)

Não pense que foi a primeira vez que o Fati marcou um gol pelo time principal no Campeonato Espanhol. Em 31 de agosto, ele já havia entrado para a história de um clube que teve nomes como Cruyff, Romário, Ronaldinho Gaúcho e Messi. Nesta data, o atacante fez um dos gols do empate com o Osasuna fora de casa e se tornou o atleta mais jovem a marcar pelo time em toda a história – estava com 16 anos, 10 meses e quatro dias de vida.O garoto é cotado para continuar uma linhagem nobre. O Barcelona emendou jogadores Bola de Ouro em seu elenco. Começou com Ronaldinho Gaúcho, que passou o bastão para Messi. Neymar se candidatou a sucessor, mas a carreira do brasileiro tomou outros caminhos. Fati estraçalhou adversários nas categorias de base e surge para tentar manter o vestiário do clube da Catalunha como habitat natural de um melhor do mundo.

O garoto é cotado para continuar uma linhagem nobre. O Barcelona emendou jogadores Bola de Ouro em seu elenco. Começou com Ronaldinho Gaúcho, que passou o bastão para Messi. Neymar se candidatou a sucessor, mas a carreira do brasileiro tomou outros caminhos. Fati estraçalhou adversários nas categorias de base e surge para tentar manter o vestiário do clube da Catalunha como habitat natural de um melhor do mundo.

Fati é fã de Neymar

O Barcelona está desfalcado de seu principal jogador. Messi assistiu à partida das arquibancadas. O problema poderia ser menor se Neymar tivesse concretizado o retorno para a Espanha. A transferência diminuiria o espaço de Fati e seria uma ironia porque o brasileiro é o grande ídolo do garoto.

Sem Neymar, foi ao garoto nascido na África que o treinador Ernesto Valverde recorreu ontem e também quando a equipe perdia por 1 a 0 para o Osasuna. O time não jogava bem naquele 31 de agosto e havia necessidade de mudar o panorama da partida. Fati entrou no intervalo e com seis minutos havia empatado o confronto.

Arthur virou o placar, mas o Osasuna buscou a igualdade e o 2 a 2 ofuscou o feito do garoto. Mesmo assim, ficou explícito que ele não treme. Enquanto muitos jogadores são lançados nas equipes principais nos minutos finais de jogos com placar decidido, Fati teve a responsabilidade de mudar o andamento de um jogo. E conseguiu.

Família de boleiros

O jovem de 16 anos não é o único da família a jogar bola. O pai foi jogador profissional em Guiné-Bissau. O irmão mais velho, Braima, também atuou nas categorias de base do Barcelona. Hoje, está com 21 anos e emprestado para um time menor para ganhar experiência e poder, eventualmente, retornar ao Camp Nou.O irmão mais novo, Miguel, tem oito anos e também joga nas divisões inferiores do clube.

E ele tem a responsabilidade de continuar uma história de sucesso. Ansu Fati começou em um clube regional com nove anos e logo foi para o Sevilla. Chegou ao Barcelona no ano seguinte e barbarizou nas canteras, como são chamadas as divisões de base do clube, consideradas exemplo mundial. Sempre jogou em idades superiores à sua, e o sucesso fez que o garoto despontasse como uma promessa para ser grande com a camisa do time principal.

Pois este futuro chegou. Ontem, Ansu Fati era citado na manchete principal do site do Mundo Deportivo, jornal mais identificado com o Barcelona. Mesmo o Marca, publicação de Madri que não esconde a preferência pelo Real Madrid, deu manchete ao garoto escrevendo que “o Barça tem um tesouro”.

Contrato assinado em julho

Fati faz por merecer a esperança e o carinho que a torcida do Barcelona depositam nele. Além dos gols, ele costuma mostrar respeito e felicidade por ter uma vida no clube. Quando subiu para a equipe principal, teve textão para Messi e foto com o argentino nas redes sociais. E os posts são em catalão, algo que fala fundo ao coração dos torcedores do time.

A recompensa ocorreu em julho, quando assinou um contrato até 2022 com time. A multa rescisória seria de 100 milhões de euros de acordo com a imprensa espanhola. Claro que a ocasião teve fotinho no Instagram e texto de gratidão. As qualidades que justificam a aposta do Barcelona são sua velocidade e capacidade de mudança direção.

Estas características fazem dele um jogadores com facilidade no mano a mano e que gosta de partir para cima do defensor. A finalização é considerada boa, o que para os parâmetros do prodígio é algo um nível abaixo da sua qualidade em outros fundamentos.

A esperança sobre Ansu Fati é enorme. Vir de outro país para a base do Barcelona e subir para o time principal é o mesmo caminho feito por Messi. O raciocínio pode levar a expetativa de que o garoto repita a trajetória do argentino. É uma comparação quase desumana. Mas os primeiros passos de Fati são promissores.

+ sobre o tema

Álbum solo “Boogie Naipe” do Mano Brown é indicado ao Grammy Latino

Após anos de muita expectativa, o álbum de estreia...

Conheça Filhas do Pó, primeiro filme de uma cineasta negra distribuído nos Estados Unidos

Se Filhas do Pó fosse uma grande produção hollywoodiana,...

Conheça os nomes que deverão causar na cena musical em 2018

Entre IZA e Karol Conka, veja cinco artistas que...

Kendrick Lamar coloca soldados para marchar contra o racismo no Grammy 2018

Kendrick Lamar foi um dos grandes destaques da noite...

para lembrar

Michael Jackson estaria com medo de perder o nariz

O cantor Michael Jackson, 50 anos, que luta contra...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...
-+=