A produção escrita dos jovens está piorando?

Estudo sugere que não. A era digital pode, inclusive, ter impactado positivamente os textos das novas gerações

Por THAIS PAIVA, na Carta Educação 

Em tempos de internet, redes sociais, aplicativos de mensagens e afins, é comum nos depararmos com textos recheados de abreviações e erros ortográficos. O fato, no entanto, não implica dizer que os jovens escrevem pior hoje quando estão em situações que exigem um desempenho formal da escrita. Pelo contrário, um estudo realizado nos Estados Unidos com calouros de universidades mostrou que a era digital pode ter impactado positivamente a produção textual das novas gerações.

Tato Rocha / Acervo JC Imagem

Intitulado Mistakes Are a Fact of Life”: A National Comparative Study e conduzido pelas pesquisadoras Andrea A. Lunsford e Karen J. Lunsford, o estudo contabilizou os erros encontrados nos trabalhos acadêmicos dos estudantes e comparou-os com produções textuais também de alunos de estudos anteriores, voltando quase cem anos no tempo, para traçar as mudanças que aconteceram em suas escritas.

Os resultados revelaram que os textos acadêmicos atuais são mais longos e empregam uma maior diversidade de gêneros textuais.

Além disso, o levantamento comparativo apontou que, ao contrário do que pregam os pessimistas, a taxa de erros do estudo mais recente em relação aos anteriores não aumentou, na verdade, permaneceu estável: uma média de 2,45 erros a cada cem palavras grafadas. Isto é, em média, os estudantes universitários escrevem de forma correta, em contextos formais, mais de 97% do tempo.

O estudo apontou, no entanto, que os tipos de erros cometidos mudaram. Atualmente, o uso de uma palavra inadequada para o contexto é, por exemplo, mais comum que o erro ortográfico. Para as pesquisadoras, esse achado pode ser consequência da proliferação do uso de recursos de verificação ortográfica e dicionários de sinônimos dos computadores.

Para os professores que acreditam ser necessário eliminar os erros de escrita dos estudantes, Andrea e Karen aconselham: “os erros são um fato da vida e, poderíamos acrescentar, um acompanhamento necessário para a aprendizagem e para a melhoria da escrita”.

+ sobre o tema

Sisu 2025: matrículas nas universidades terminam nesta segunda-feira

Os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025...

Matrículas pelo Sisu 2025 são prorrogadas até a próxima segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia...

Inscrições do Prouni acabam nesta terça (28); tire suas dúvidas

Termina às 23h59 terça-feira (28) o prazo para realizar...

para lembrar

Curso de formação de formadores para a educação das relações étnico-raciais

Enviado por Suelaine Carneiro INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESTUDANTES DA UFSCAR: DE 20...

Professores estaduais de SP decidem entrar em greve

Paralisação tem começo previsto para quarta-feira, por tempo indeterminado...

Bruna Sena, 17, 1º lugar em medicina da USP de Ribeirão, o mais concorrido da Fuvest

É com uma frase provocativa estampada em uma rede...
spot_imgspot_img

Caminhos para um ano letivo comprometido com a educação antirracista

Um novo ano letivo está prestes a iniciar e a necessidade da implementação de uma educação antirracista nas instituições de ensino do Brasil precisa...

Sisu 2025: matrículas nas universidades terminam nesta segunda-feira

Os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 podem realizar a matrícula na instituição pública de ensino superior para a qual foram selecionados...

Matrículas pelo Sisu 2025 são prorrogadas até a próxima segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 3 de fevereiro o período de matrículas ou registro acadêmico nas instituições públicas de ensino superior...
-+=