Professor baiano lança app gratuito que prepara alunos para o Enem

Estão disponíveis, no software, as principais fórmulas de física e mais de 100 questões do Enem resolvidas e comentadas

Do Ibahia

Arquivo Pessoal

Há algum tempo, estudar deixou de ser sinônimo de papel, lápis e borracha. Com o desenvolvimento tecnológico, já é possível aprender de maneiras muito mais modernas e mais divertidas.

Atento a esta nova demanda por parte dos estudantes, o professor de física do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Paulo Vicente, teve uma ideia inovadora. Ele resolveu criar um aplicativo gratuito que ensinasse conteúdos da disciplina de forma dinâmica e acessível. “Eu queria que os estudantes pudessem ter um guia de referência de física na palma da mão, para poderem revisar as fórmulas e conceitos enquanto estão no ônibus ou em qualquer lugar”, explicou Vicente.

Intitulado de “Física Interativa”, a primeira versão do software foi lançada em fevereiro de 2014 e, em um ano, atingiu a marca de 100 mil downloads. Segundo o professor baiano, no entanto, havia alguns problemas com a versão inicial. “Tinha o inconveniente de somente funcionar quando o celular está com o plano de dados ligado. No entanto, nem todos os estudantes possuem plano de dados. Muitos dos usuários pediam uma versão que funcionasse offline”, contou.

Graças a essa demanda do público, Paulo Vicente lançou, em abril de 2015, uma nova versão do aplicativo que funciona também offline. Estão disponíveis, no software, as principais fórmulas de física, 26 horas de aulas dos principais assuntos além de mais de 100 questões do Enem resolvidas e comentadas.

RTEmagicC_download__1__05_txdam277555_d7c6ba.jpg-afdae8f36f (1)

O aplicativo aparece em primeiro lugar no Google Play com a tag “física” e foi avaliado, pelos estudantes, com nota 4,7 em uma escala de 0 a 5.

Alguns usuários fizeram comentários a respeito do software e não pouparam elogios: “Ótimo aplicativo, muito bem organizado! Parabéns!”, comentou um estudante. “Muito bom, excelente, está me ajudando muito!”, elogiou outro.

Para o professor, a meta agora é incluir vídeos explicativos para cada fórmula ou conceito além de introduzir questionários para avaliar o desempenho dos usuários. Confira abaixo um vídeo demonstrativo do aplicativo:

+ sobre o tema

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

para lembrar

Sérgio Haddad lança livro “O educador”, na Balada Literária 2019

No Dia Mundial da Alfabetização (8 de setembro), Sérgio...

27 cursos de Medicina do País são insatisfatórios, diz MEC

Entre os cursos com desempenho ruim, cinco estão em...

Fuvest libera manual de inscrição do vestibular 2011; inscrições começam dia 27

A Fuvest liberou nesta segunda-feira a consulta ao manual...

Transcidadania: Coletivo prepara travestis e transexuais para o Enem

Sete e meia da noite na Lapa, o bairro...
spot_imgspot_img

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...
-+=