Professores e intelectuais promovem boicote à revista Veja

Em petição online, os profissionais pedem à comunidade acadêmica que evite dar entrevistas e não utilize o veículo como fonte de seus trabalhos. Segundo o documento, a ideia é não “conferir credibilidade intelectual a uma publicação que abandonou as práticas jornalísticas do contraditório e da investigação profunda e imparcial”

Da Revista Fórum

Arte: Romulo Arruda

Professores e intelectuais divulgaram ontem (11) uma petição online para pedir à comunidade acadêmica que não dê entrevistas à revista Veja, assim como evite utilizar o veículo como fonte de seus trabalhos. Segundo o documento, a intenção é não “conferir credibilidade intelectual a uma publicação que abandonou as práticas jornalísticas do contraditório e da investigação profunda e imparcial”.

Os profissionais que assinam o texto se comprometem a boicotar a revista, com base na baixa qualidade do conteúdo apresentado e nas formas questionáveis utilizadas pelos jornalistas para obter informações.

Confira o manifesto abaixo.

Para aderir à petição, clique aqui.


NÃO à REVISTA VEJA

Para: Professores, Professoras, alunos e alunas do ensino superior

Diante das inúmeras notícias de imprecisões jornalísticas praticadas pela Revista Veja nos últimos anos, os/as Professoras, Professores e intelectuais abaixo-assinadas/os pedem à comunidade acadêmica brasileira e internacional e se comprometem pessoalmente a não servirem de fonte para a Revista Veja, recusando-se a falar para seus repórteres e profissionais, e a não manterem colunas ou blogues ligados a esta publicação para evitar conferir credibilidade intelectual a uma publicação que abandonou as práticas jornalísticas do contraditório e da investigação profunda e imparcial.

Os/as abaixo assinados/as também pedem a todos os/as Professores, Professoras, alunos e alunas de graduação e pós-graduação que, ao assinarem este documento, se comprometam a não utilizara Revista Veja como fonte de informação em qualquer trabalho, dissertação ou tese, a menos que esta publicação seja seu objeto de estudo.

Alessando Martins Prado – Professor da UEMS

Dimitri Dimoulis – Professor da Escola de Direito de São Paulo da FGV

Fabiana Severi – Professora de Direito da USP de Ribeirão Preto/SP

Fábio Balestro Floriano – Professor de Direito e Relações Internacionais

Fernando Costa Mattos – Professor de Filosofia na Universidade Federal do ABC/SP

Gisele Araújo – Doutora em Sociologia, Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Carlos Moreira da Silva Filho – Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais e na Faculdade de Direito da PUC-RS e Vice-Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça

Sergio Graziano – Doutor em Direito, Professor da Universidade de Caxias do Sul (RS), do Programa de Pós Graduação em Direito (Mestrado). Advogado Criminalista em Santa Catarina.

José Heder Benatti – Doutor em Ciência e Desenvolvimento Sustentável, Professor de Direito Agroambiental da Universidade Federal do Pará.

João Ricardo W. Dornelles – Professor PUC-Rio. Coordenador-Geral Núcleo Direitos Humanos PUC-Rio, Membro Comissao Estadual Verdade do Rio de Janeiro

José Rodrigo Rodriguez – Doutor em Filosofia pela UNICAMP. Professor do PPG da UNISINOS/RS e Pesquisador do CEBRAP – Núcleo Direito e Democracia/SP.

José Soares Filho – Juiz do Trabalho do TRT da 19ª. Região, Aposentado. Professor Universitário.

Katya Kozicki – Professora da UFPR e PUCPR

Marcella Beraldo de Oliveira – Doutora em Ciências Sociais – UNICAMP, Professora Adjunta de Antropologia na Universidade Federal de Juiz de Fora

Marcelo Cattoni – Professor da UFMG

Márcio Gontijo – Advogado em Brasília

Maria Cristina Cardoso Pereira- Profa. Adjunta do curso de direito da Universidade Federal de Goiás – CAJ

Marta Rodrigues Assis Machado – Professora Escola de Direito de São Paulo da FGV

Rogerio Dultra dos Santos -Doutor em Ciência Política, Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense

Taysa Schiocchet – Professora do PPG da UNISINOS/RS

Uirá Menezes de Azevêdo – Professor de Direito da Univ. do Estado da Bahia (UNEB)

Vera Karam de Chueiri – Professora da UFPR

Foto de capa: Reprodução

+ sobre o tema

Grupo de estudos Atinúké aprofunda a pesquisa sobre o pensamento da mulher

Iniciativa aborda perspectivas que foram negligenciadas pela academia Traduzido do...

Os melhores países para quem quer estudar fora e com bolsa de estudos

Em mais um vídeo da websérie do Estudar Fora,...

Educação? Qualidade para poucos não é qualidade

Indicador oferece retrato das desigualdades no país por Maria Alice...

Atos em defesa da educação são realizados na UFPA, em Belém, e na Unifesspa, em Marabá

As manifestações reuniram principalmente estudantes e artistas contra cortes...

para lembrar

Inep divulga segunda-feira (22) o cartão da inscrição do Enem

O candidato terá condições de saber também o local...

Brasil é o 5º colocado em novo ranking de países ‘mais ignorantes’ do mundo

O Brasil ficou em quinto lugar na nova edição...

Divulgado resultado de registro acadêmico presencial de cotistas no UFMG

Estão publicadas, na página Sisu UFMG, as listagens das matrículas...

Unicamp registra maior nº de mulheres aprovadas desde 2014 e calouros fora de SP sobem 65%

Universidade contabilizou alta de matriculados com renda familiar de...
spot_imgspot_img

Sete em cada 10 secretarias municipais de educação descumprem lei que obriga ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um levantamento mostrou que sete em cada dez secretarias municipais de educação descumprem parcial ou totalmente a lei que obriga o ensino sobre história...

Enegrecer a docência universitária

Um educador em um sistema de opressão é revolucionário ou opressor.   ‒ Lerone Bennett Jr. Peço licença para iniciar este texto com um dado bastante obsceno:...

6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe pauta a Agenda 2030

A sustentabilidade de novas tecnologias sociais foi debatida no 6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe sobre o desenvolvimento sustentável, que...
-+=