Professor da UFRB recebe bolsa do governo inglês para estudar racismo contra povos indígenas

A formação de uma rede de pesquisas para estudar o tema “Racismo e anti-racismo no Brasil: o caso dos povos indígenas” (Racism and anti-racism in Brazil: the case of indigenous peoples), envolvendo a UFRB através de Felipe Milanez (professor do NUVEM, no CECULT e no CCS, e do Mestrado em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, no CAHL), o líder indígena Ailton Krenak, professor honoris causa na Universidade Federal de Juiz de Fora e fundador do Núcleo de Cultura Indígena, e Lúcia Sá, referência internacional no estudo da literatura indígena, professora da Universidade de Manchester e coordenadora do projeto, venceu o edital do Arts & Humanities Research Council (AHRC) do Reino Unido, ganhando uma bolsa do prestigiado conselho britânico no valor de 45 mil libras esterlinas (cerca de 180 mil reais) para desenvolvimento do trabalho. O anúncio foi feito na sexta-feira 18 de agosto.

Do UFRB 

Vencer essa concorrência internacional vai contribuir não apenas para o fortalecimento e a internacionalização da UFRB, ampliando a   pesquisa  de uma linha  na qual a UFRB é tanto referência de pesquisa como de políticas públicas, a de combate ao racismo, mas sobretudo para a promoção do  debate sobre um tema que ainda pouco estudado, mas muito presente na realidade brasileira, que é o racismo contra os povos indígenas.

A associação do professor da UFRB com a Universidade de Manchester, uma das principais universidades do mundo, e o Núcleo de Cultura Indígena, liderado  por  Ailton Krenak, visa promover, como escreveu um dos revisores anônimos do projeto, uma “simbiose entre os interesses acadêmicos da pesquisa e o desenvolvimento sustentável dos impactos de suas atividades”, impactos estes que foram considerados como “extremamente valiosos” e de “longa duração ”.  É uma pesquisa inteiramente focada nos tempos atuais, que se  , caracterizam por um avanço sem precedentes contra os direitos dos povos indígenas. Seu intento é contribuir para as resistências das populações originais do país  que possuem acesso [direito?]ao seu território coletivo, histórico e diferenciado.

Através deste projeto, serão organizados grandes seminários cuja função é oferecer a oportunidade para lideranças,  intelectuais e artistas indígenas  refletirem, debaterem e compartilharem entre si e com acadêmicos e ativistas de movimentos anti-racistas do Recôncavo baiano diferentes experiências de racismo, em diferentes contextos no Brasil. Os encontros acontecerão na Bahia, em Brasilia e em Manchester, de forma a produzir tanto um impacto político, quanto acadêmico a nível internacional das propostas anti-racistas dos povos indígenas. Como resultado, além de artigos científicos, a rede também irá publicar um livro em conjunto com os autores indígenas e um pequeno documentário.

Os revisores britânicos do Conselho consideraram a proposta excepcional (“outstanding”), com a maior nota de avaliação, apontando o potencial da proposta para oferecer contribuições significativas ao estudo de raça e racismo no Brasil, com importantes e urgentes intervenções políticas e sociais.

Foto: Reprodução/UFRB 

+ sobre o tema

Sindicato cria disque denúncia para combater trabalho infantil e exploração sexual de crianças

Sindicato cria disque denúncia para combater trabalho infantil e...

Nota pública sobre a aprovação da Lei 12696/12

  PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS   NOTA PÚBLICA DO CONANDA Sobre...

Juventude é engajada, solidária e generosa; Educação é que parou na era industrial

Entrevista a Jô Húngaro Caminhos para a Política Cidadã no século...

Prouni abre inscrições nesta quinta para mais de 144 mil bolsas

Prazo termina às 23h59 de segunda-feira, dia 21 de...

para lembrar

Livro Popular – incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para 2012

Cultura: incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para...

Livro – ‘Griot’ narra conflitos religiosos

Livro infanto-juvenil narra as dores e os desafios de...

MEC amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise

Reprovação é a mais alta desde 1999, segundo divulgou...

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade NILMA LINO...
spot_imgspot_img

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....
-+=