Professora e sambista Pedrina de Deus morre nesta quinta-feira em Fortaleza

Os sambas de Fortaleza perderam um membro de excelência. Pedrina de Deus morreu na manhã desta quinta-feira, 20, aos 66 anos. Publicitária, professora universitária e consultora de marketing, a sambista lutava contra um câncer. Pedrina se foi, mas deixou um tanto dela espalhado pelos cantos de Fortaleza.

O velório da Pedrina irá ocorrer nesta sexta, dia 21, a partir das 8 horas, na Funerária Jerusalém (Av. Heráclito Graça, 330 – Centro). O sepultamento será às 16h no Cemitério Jardim do Éden, em Pacatuba.

Paraense nascida em Belém, Pedrina escolheu Fortaleza para fazer seu lar. No movimento negro, a professora ganhou visibilidade em amplitude nacional na luta pelas mulheres. Na década de 1970, no Rio de Janeiro, dirigiu o Instituto das Pesquisas das Culturas Negras (IPCN). Em Fortaleza, também se espalhada durante os Carnavais, desfilando em escolas de samba, blocos e afoxés pela avenida Domingos Olímpio.

“Foram muito sambas, muitas intimidades, muitas festividades e felicidades. O samba era sempre a pauta do dia. Pedrina tinha sempre uma alegria contagiante, sempre com um sorriso aberto e um coração enorme. Tudo para ela era alegria”, descreve o amigo Luiz Alberto Duarte Júnior, que conta quase 20 anos de amizade com Pedrina.

Também amigo, o jornalista Felipe Araújo define: “Pedrina foi uma figura rara. Uma mulher de fibra, que desde jovem se ergueu contra a opressão de raça e de gênero. Um ser de luz, que por mais de duas décadas iluminou os caminhos do samba, da negritude e do Carnaval de Fortaleza”.

Bob Santos, proprietário da SG Propag, empresa onde Pedrina trabalhava há 18 anos, conta que a consultora de marketing era um dos braços da agência. “A gente sempre a consultava. E sempre obedecia. Era uma pessoa bastante estudiosa, sempre inquieta, como deve ser todo publicitário. Vai fazer uma falta grande”.

O sambista Gugu do Cavaco, que também era amigo de Pedrina, conta que a conheceu no Bar da Mocinha, cerca de dez anos atrás. E brinca: “ela só não podia ir a todos os sambas, porque era só uma”. E Pedrina circulava por entre as rodas de samba de Fortaleza, da Praia de Iracema à Parquelândia, passando pelo Monte Castelo. Sempre querida, sempre abraçada e abraçando, com seu sorriso aberto, o paraíso perto, pra vida melhorar, tal qual cantava Jovelina Pérola Negra. (Colaborou Teresa Monteiro)

+ sobre o tema

Morre aos 78 anos Pai Euclides, fundador da Casa Fanti Ashanti

Euclides Menezes Ferreira ou Pai Euclides Talabyan, como é...

Vibrafonista norte-americano Bobby Hutcherson morre aos 75 anos

O músico Bobby Hutcherson, admirado vibrafonista de jazz norte-americano,...

No orun: Aretha Franklin, rainha do soul, morre aos 76 anos

Aretha Franklin morreu aos 76 anos, informou o empresário...

Chadwick Boseman, astro de ‘Pantera Negra’, morre aos 43 anos

O ator Chadwick Boseman morreu aos 43 anos. Conhecido...

para lembrar

‘Muhammad Ali, o braço negro contra o racismo’

Em 1942, no dia 17 de janeiro, na cidade...

Morre, aos 26, pós-doutor alagoano que era referência nos estudos do Bolsa Família

Foi em União dos Palmares, às margens do rio...

‘Farol que se apaga’: assassinada, Tia Vera criou creche na periferia de SP 

Quando o caixão da líder comunitária Vera Lúcia da...

Morre aos 78 anos Pai Euclides, fundador da Casa Fanti Ashanti

Euclides Menezes Ferreira ou Pai Euclides Talabyan, como é...
spot_imgspot_img

Um bispo nêgo brasileiro

Uma das primeiras coisas que somos apresentados quando iniciamos nossos estudos e compreensão sobre a História é a chamada linha do tempo. O professor...

Léa Garcia foi nome importante da arte contra o racismo

A arte brasileira perdeu um de seus maiores representantes nas lutas pela representatividade negra e contra o racismo: a carioca Léa Garcia morreu nesta...

Léa Garcia deixa vasto legado e fãs em todo o país

A atriz Léa Garcia deixou um vasto legado nas artes e fãs, em todo o país, que admiram o seu trabalho. Atores, pesquisadores, artistas,...
-+=