Programa de Capacitação e Profissionalização de Geledés – Memória Institucional

Artigo produzido por Redação de Geledés

O Projeto Brio – Parte do Programa de Capacitação e Profissionalização  gera igualdade de Oportunidade foi criado em julho de 96 como resultado de uma demanda de ampliação do Projeto Rappers.

O Projeto Brio surgiu como proposta de um projeto de formação de jovens no I Concurso de Capacitação para Jovens da Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária.

Apresentado e apoiado, o Projeto Brio hoje cresceu, oferecendo cursos profissionalizantes para jovens e adolescentes negros, na faixa etária de 14 a 21 anos (distribuídos eqüitativamente entre homens e mulheres), através de convênios com instituições de capacitação de mão de obra nas instâncias públicas e privadas.

Essa é uma das maneiras encontradas pelo Geledés de garantir possibilidades de capacitação de maior grau de especialização para a mão de obra negra.

Cresce a consciência em nossa sociedade de que para realizar a igualdade de oportunidades, um princípio democrático, é necessário atuar sobre esta defasagem acumulada historicamente nestes segmentos. Hoje há uma tendência na sociedade brasileira de que determinados grupos sociais enfrentam historicamente processos de discriminação, como por exemplo, de raça e gênero, que ainda persistem em nossa sociedade e provocam uma situação de desigualdade social.

Em todas as suas atividades de Capacitação e Profissionalização  no mercado de trabalho, o Geledés vem respeitando as Convenções legais, o Estatuto da Criança e do Adolescente, OIT e UNICEF.

+ sobre o tema

para lembrar

O Encontro das Águas

  Quem já teve a oportunidade de assistir, seja presencialmente...

Racismo recreativo: atualizando os estereótipos contra as mulheres negras

No último sábado, 18 de janeiro, o programa Caldeirão...

Mudanças climáticas e os impactos na saúde da população negra

Em 1989, Spike Lee lançou “Faça a Coisa Certa”,...

“Muitos jovens negros da luta não sabem que suas pautas são as mesmas de Abdias há 40 anos”, diz André Rodrigues

A escolha de um dos maiores ativistas negros da história do Brasil, Abdias do Nascimento, para ser tema do enredo da Mocidade Unida da...

“A chapa 11 é o direito à voz e a vez das advogadas negras”, diz Raquel Preto

Raquel Preto compõe como tesoureira a chapa "Coragem e Inovação", liderada pelo atual secretário-geral da OAB de São Paulo, Caio Augusto, para concorrer à...

Livro sobre Racionais é essencial para entender o impacto do grupo no País

O livro Racionais MC´s - Entre O Gatilho e A Tempestade (Ed. Perspectiva) é leitura obrigatória não apenas aos fãs de hip hop ­-...
-+=