Programa de Capacitação e Profissionalização de Geledés – Memória Institucional

Artigo produzido por Redação de Geledés

O Projeto Brio – Parte do Programa de Capacitação e Profissionalização  gera igualdade de Oportunidade foi criado em julho de 96 como resultado de uma demanda de ampliação do Projeto Rappers.

O Projeto Brio surgiu como proposta de um projeto de formação de jovens no I Concurso de Capacitação para Jovens da Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária.

Apresentado e apoiado, o Projeto Brio hoje cresceu, oferecendo cursos profissionalizantes para jovens e adolescentes negros, na faixa etária de 14 a 21 anos (distribuídos eqüitativamente entre homens e mulheres), através de convênios com instituições de capacitação de mão de obra nas instâncias públicas e privadas.

Essa é uma das maneiras encontradas pelo Geledés de garantir possibilidades de capacitação de maior grau de especialização para a mão de obra negra.

Cresce a consciência em nossa sociedade de que para realizar a igualdade de oportunidades, um princípio democrático, é necessário atuar sobre esta defasagem acumulada historicamente nestes segmentos. Hoje há uma tendência na sociedade brasileira de que determinados grupos sociais enfrentam historicamente processos de discriminação, como por exemplo, de raça e gênero, que ainda persistem em nossa sociedade e provocam uma situação de desigualdade social.

Em todas as suas atividades de Capacitação e Profissionalização  no mercado de trabalho, o Geledés vem respeitando as Convenções legais, o Estatuto da Criança e do Adolescente, OIT e UNICEF.

+ sobre o tema

Geledés e a Questão Racial

No tema questão racial, Geledés soma-se às lutas dos movimentos negros...

Atendimento Psicossocial à Mulheres Vítima de Violência

"Quando o homem espanca uma mulher, mais do que...

Entidade do movimento negro ganha site

O Geledés, que lida com questões ligadas ao racismo...

para lembrar

Geledés e o Projeto Geração XXI

O Projeto Geração XXI foi uma ação afirmativa fundamentada...

A representação das Máscaras Gelede

"Os olhos que contemplaram Gęlędę viram o espetáculo máximo. Ojú...

Litigância Internacional

A Assessoria Jurídica do Geledés para casos de discriminação...

Estudo analisa mulheres e negras na educação brasileira

Um projeto desenvolvido entre 2014 e 2016 trouxe para...

Exposição MÁSCARAS será aberta no Solar Ferrão, em Salvador

A exposição “Máscaras – entreATOS do acervo” será iniciada nesta quinta-feira (30), em Salvador, no Centro Cultural Solar Ferrão, localizado no Pelourinho. As obras fazem parte da coleção de Cláudio...

10 lições para uma educação antirracista

No mês em que se celebra a Consciência Negra, Geledés Instituto da Mulher Negra e o Instituto Alana lançam a pesquisa “Lei 10.639/03 na prática: experiências de 6 municípios no...

Brasil responde a processo inédito por discriminação racial no trabalho na Corte IDH

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) realizou audiências públicas na quarta (28/6) e na quinta-feira (29/6) do caso Neusa dos Santos Nascimento...
-+=