Programa de Capacitação e Profissionalização de Geledés – Memória Institucional

Artigo produzido por Redação de Geledés

O Projeto Brio – Parte do Programa de Capacitação e Profissionalização  gera igualdade de Oportunidade foi criado em julho de 96 como resultado de uma demanda de ampliação do Projeto Rappers.

O Projeto Brio surgiu como proposta de um projeto de formação de jovens no I Concurso de Capacitação para Jovens da Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária.

Apresentado e apoiado, o Projeto Brio hoje cresceu, oferecendo cursos profissionalizantes para jovens e adolescentes negros, na faixa etária de 14 a 21 anos (distribuídos eqüitativamente entre homens e mulheres), através de convênios com instituições de capacitação de mão de obra nas instâncias públicas e privadas.

Essa é uma das maneiras encontradas pelo Geledés de garantir possibilidades de capacitação de maior grau de especialização para a mão de obra negra.

Cresce a consciência em nossa sociedade de que para realizar a igualdade de oportunidades, um princípio democrático, é necessário atuar sobre esta defasagem acumulada historicamente nestes segmentos. Hoje há uma tendência na sociedade brasileira de que determinados grupos sociais enfrentam historicamente processos de discriminação, como por exemplo, de raça e gênero, que ainda persistem em nossa sociedade e provocam uma situação de desigualdade social.

Em todas as suas atividades de Capacitação e Profissionalização  no mercado de trabalho, o Geledés vem respeitando as Convenções legais, o Estatuto da Criança e do Adolescente, OIT e UNICEF.

+ sobre o tema

para lembrar

Capacitação e Profissionalização – Memória Institucional

Geledés promove, através de cursos de qualificação profissional, a...

10 lições para uma educação antirracista

No mês em que se celebra a Consciência Negra, Geledés Instituto da...

Revista Pode Crê! Memória institucional

Revista Pode Crê! Memória institucional Esta revista foi pensada inicialmente...

Projeto Saúde da Mulher Negra Lança Manual sobre Projeto de Convenção Contra o Racismo

Visando contribuir para a concretização da Convenção Interamericana Contra...

Exposição MÁSCARAS será aberta no Solar Ferrão, em Salvador

A exposição “Máscaras – entreATOS do acervo” será iniciada nesta quinta-feira (30), em Salvador, no Centro Cultural Solar Ferrão, localizado no Pelourinho. As obras fazem parte da coleção de Cláudio...

10 lições para uma educação antirracista

No mês em que se celebra a Consciência Negra, Geledés Instituto da Mulher Negra e o Instituto Alana lançam a pesquisa “Lei 10.639/03 na prática: experiências de 6 municípios no...

Brasil responde a processo inédito por discriminação racial no trabalho na Corte IDH

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) realizou audiências públicas na quarta (28/6) e na quinta-feira (29/6) do caso Neusa dos Santos Nascimento...
-+=