Projeto de lei proíbe o termo ‘boa aparência’ em anúncios de emprego em Mato Grosso

A utilização do termo “boa aparência” em anúncios de emprego pode estar com os dias contados em Mato Grosso. Foi aprovado, em segunda votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o projeto de lei (PL) 384/2015 que proíbe o uso deste termo no processo de recrutamento de pessoas.

Do Folha Max

De autoria do deputado estadual Wancley Carvalho (PV), o PL proíbe o uso da expressão “boa aparência” ou similar em anúncios de recrutamento de pessoal e aplica-se a empresas públicas, de sociedades de economia mista, empresas privadas, firmas individuais, entidades beneficentes, fundações e pessoas físicas instaladas ou domiciliadas no estado de Mato Grosso, que determinem a publicação de anúncios de recrutamento de pessoal.

A proposta tem o objetivo de evitar qualquer tipo de discriminação de candidatos em decorrência da aparência física ou, de alguma forma, legitimar o preconceito.

Segundo o deputado Wancley Carvalho, os critérios de beleza são impostos por padrões sociais e que muitas vezes são excludentes. “A adoção do termo já em anúncios pode induzir o candidato a desistir por acreditar que não se enquadra no perfil estabelecido. Sendo que o mais importante são as aptidões profissionais da pessoa”.

A consultora de carreiras Marluce Dezorzi explica que um processo de seleção requer a presença de profissionais qualificados na triagem dos candidatos e que, a proibição do uso do termo “boa aparência”, não prejudica as empresas.

“A seleção de pessoas começa pelo recolhimento de currículos e depois pela triagem dos mesmos, separando aqueles que possuem atributos profissionais de acordo com a vaga, como grau de escolaridade e experiência. Depois vem fase de entrevistas, e caso algum candidato tenha uma aparência que não condiz com a vaga, o profissional deverá, com respeito e ética, eliminá-lo da concorrência”.

Segundo a consultora, também cabe a este profissional que faz a seleção de pessoas explicar o processo aos contratantes. “Às vezes o empregador quer estabelecer critérios que não são coerentes com a vaga, e é preciso orientar qual deve ser o perfil dos candidatos e o porquê”. Ainda segundo Marluce Dezerzi, alguns candidatos também não se preparam adequadamente para a entrevista de emprego, o que pode transparecer desleixo ou descuido.

O PL 384/2015 destaca ainda que, para muitos cargos, a “boa aparência” pode ser elementar, como em casos de atendimento direto ao público. Porém, ainda de acordo com o projeto, ter “boa aparência” não se restringe a aspectos estéticos, é um conjunto que agrega virtudes como boa desenvoltura e carisma. “Contudo, o conceito de “boa aparência” é muitas vezes máscara do preconceito”, especifica o PL.

O projeto de lei 384/2015 foi aprovado em 2ª votação durante sessão ordinária vespertina realizada na última quarta-feira (16). Após a aprovação, o PL fica à disposição para contribuições e depois tem sua redação final reportada para uma última votação antes de enviar para a sanção do Poder Executivo.

+ sobre o tema

Uneb terá concurso com 221 vagas para professor

Inscrições começam no dia 12 de janeiro No ibahia A Universidade do...

Empresas pretendem contratar nº maior de mulheres após maternidade

O Brasil está um ponto percentual acima da média...

Comércio oferece 17.272 vagas para o Dia dos Namorados

- Fonte: Folha Online - Três postos de intermediação...

para lembrar

Mãe e filha acusam loja de racismo após suspeita de roubo em Bangu

Vídeo mostra indignação de mulher ao ter bolsa revistada:...

Identitarismo branco

A noção de “identidade” conseguiu colocar-se no centro dos...

Lançado manual sobre direitos LGBT no mundo do trabalho

ONU lançou manual sobre direitos LGBT no mundo do...

Site com vagas de empregos para negros é inaugurado em São Paulo

SP ganha site com vagas de emprego exclusivas para...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=