Projeto de prevenção ao trabalho escravo forma turmas no Maranhão

Nesta quinta-feira, dia 29 de março, a AlfaSol, em parceria com a Secretaria de Educação de Açailândia, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Viena Siderúrgica, realiza a formatura dos alunos do projeto “Educação de Jovens e Adultos contextualizada para a prevenção do trabalho escravo e a preservação do meio ambiente”.

Firmado em 2007, o trabalho conjunto já totaliza 1.388 jovens e adultos concluintes nas 60 turmas realizadas no distrito de Pequiá, em Açailândia.

Além da entrega dos certificados de participação no curso, a programação do evento inclui também uma mostra cultural sobre a prevenção do trabalho escravo e a preservação do meio ambiente, produzida especialmente pelos alunos para marcar a data.

O projeto visa a prevenção ao trabalho escravo e preservação do meio ambiente na região maranhense, por meio de aulas de alfabetização contextualizadas aos temas. Junto à coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município, que acompanha as turmas durante toda a execução do projeto, também está sendo realizado um trabalho para a inserção dos alunos na Rede Pública de Ensino, contribuindo de forma ainda mais efetiva no desenvolvimento da escolarização do grupo e no fortalecimento da EJA.

Lira Dalva Cardoso Fagundes já passou pelo Viena Educar e é um dos exemplos de alunos que ingressaram na rede pública de ensino da localidade. Natural da Bahia, ela tem 57 anos e conta que participar do projeto melhorou a consciência da população a respeito do trabalho escravo. “Aprendemos a fugir desse trabalho. Muitas pessoas da minha rua mesmo, gente pobre, que trabalha em roça e já foi até escravizado, agora já sabe como diferenciar, já entende muito bem isso”.

O evento, a ser realizado na sede do Viena Educar, contará com a presença de representantes da AlfaSol, da OIT e da Viena Siderúrgica, além de autoridades locais.

Fonte: Tribuna do Maranhão

+ sobre o tema

Sérgio Martins – Direito e Reverso do Direito: Uma Jornada pela Dignidade

Quando na cabeça do indivíduo brota a rejeição por...

Relatório Brasileiro sobre Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais

O Brasil é um país conhecido por suas enormes...

Aos 86 anos, d. Pedro Casaldáliga ainda enfrenta ‘lobos’ e fala de esperança

 Sônia Oddi e Celso Maldos Bispo emérito de São Félix...

Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) – nota de esclarecimento

O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), é uma rede de...

para lembrar

Programa de Direitos Humanos de Geledés – Memória Institucional

Programa de Direitos Humanos objetiva proteger, assegurar e expandir...

Fiscalização resgata haitianos escravizados em oficina de costura em São Paulo

Quatorze pessoas passavam fome e eram obrigadas a viver...
spot_imgspot_img

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...

Debate na ONU sobre a nova declaração de direitos da população afrodescendente conta com a presença de Geledés

Geledés - Instituto da Mulher Negra esteve presente na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, durante os dias 8 e 9 de...
-+=