Projeto ‘Matriarcas’ retrata o universo de mulheres ligadas às culturas populares

A documentarista visual Fabiana Ribeiro assina o projeto Matriarcas com o registros em fotografia, livro e vídeo do universo de 22 mulheres ligadas às Culturas Populares e Tradicionais de Campinas e Hortolândia.
O resultado estará em exposições fotográficas itinerantes por Campinas, em três espaços públicos: Estação Cultura, Casa de Cultura Tainã e Casa de Cultura Itajaí. A abertura acontecerá na Estação Cultura no dia 5 de julho, sexta, a partir das 19h.

por Jorge Marcelo Oliveira no Mondo Moda

imagem- Mondo Moda

A mostra reúne fotos, nas dimensões 2,50 metros x 1,50 metro, impressas em tecido que passou por um trabalho artesanal de bordado, realizado por Martha Alves, ex-integrante do Urucungos. As fotos são acompanhadas de textos que narram um recorte da trajetória dessas mulheres.

Entre conversas e saberes

Com início no final de 2018, a autora conversou com mulheres, comunidades e grupos, resultando em retratos de 22 mulheres, cerca de 600 imagens das atividades e mais de 20 horas de gravações.

“O projeto reconhece a importância de trazer para a narrativa o ponto de vista de um dos segmentos mais invisíveis, anônimos e discriminados da sociedade brasileira: as mulheres. E dentro do segmento, dar a devida visibilidade às mulheres negras”, destaca a autora, lembrando, ainda, das homenagens “à Vó Geralda, mãe de TC Silva, da Casa de Cultura Tainã, que faleceu em 2018, aos 101 anos; e também à Mãe Isabel, irmã de Mãe Eleonora e Mãe Eliana, falecida em 2018, uma mulher com um trabalho reconhecido dentro da economia criativa”.

Participaram das rodas de conversa, os coletivos Caixeiras das Nascentes e Casa de Cultura Tainã, Comunidade Tradicional Senhora dos Ventos, Grupo de Dança Afro Oju Oba,Tabuleiro Ancestral, Ponto de Cultura Caminhos em Hortolândia, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Casa de Cultura Fazenda Roseira , Instituto Baobá de Cultura e Arte – Ponto de Cultura e Memória Ibaô, Urucungos Puitas e Quijengues.

Foram retratadas 22 mulheres: Ana Miranda, Sinhá Rosário, Manô, Luiza e Maria Lúcia, Maria Angélica, Ivani e Isabel,do Urucungos; Alessandra Ribeiro, Maria Alice Ribeiro, Jacinta Brito e Lúcia Castro e Vera Zuin, da Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Das Caixeiras das Nascentes, Cristina Bueno e sua mãe Dolores Bueno; Mãe Iberecy, Adriana Gama e Marilene Honorato, do Ibaô.

Em Hortolândia, Mãe Elonora e Mãe Eliana. Ernestina Estevam, a Dona Tina – mãe de Alceu Estevam, assim como Rosa Pires, viúva de Mestre Alceu, também tiveram seu registro fotográfico realizado.

“Cada matriarca foi fotografada em seu ambiente e, por mais que montássemos um estúdio com condições de luzes semelhantes em todos os retratos, a energia de cada uma delas em harmonia com o ambiente que pertencem, trouxeram luzes e cores diferentes umas das outras. Essas características individuais, que formam um conjunto de mulheres fortes e lindas, são a fonte de inspiração e de resistência de uma potente cultura ancestral”, reflete.

O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Fabiana Ribeiro
Fabiana Ribeiro

A autora

Fabiana Ribeiro é formada em Comunicação Social pela PUC Campinas. Coordenou departamentos de Comunicação na Prefeitura Municipal de Campinas se especializando na área cultural. É pós-graduada em comunicação social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Cursou Cinema Documentário na Escola S. Cinema i Audiovisuals de Catalunya Audiovisual, Barcelona, Espanha.

Atua na área de fotografia desde 2013 registrando imagens de movimentos culturais e sociais. O acervo de imagens de registro de cultura tradicional e popular gira em torno de mais de 30 mil imagens.
Como fotógrafa, participou das exposições ReExistir, Partiu para onde? É o Mandela, Faces da Paz, Corpus, Ubuntu, Foto Ceasa, Festival Hercule Florence, Folia de Reis, Do Samba ao Carnaval.

Serviço

Projeto “Matriarcas – Retratos das Mulheres nas Culturas Populares e Tradicionais Paulista”
De 05 de julho a 4 de agosto
Estação Cultura (Praça Marechal Floriano, s/n, Centro. Campinas)
Abertura: 5 de julho, sexta, às 19h
Visitação: segunda a domingo, das 9h às 21h.

De 10 de agosto a 8 de setembro
Casa de Cultura Tainã (Rua Inhambu, 645 – Vila Padre Manoel de Nóbrega, Campinas)
Abertura: 10 de agosto às 20h
Lançamento do livro fotográfico “Matriarcas”

De 12 de setembro a 13 de outubro
Casa de Cultura Itajaí (Rua Benjamin Moloisi, 669 – Conj. Hab. Parque Itajaí, Campinas)
Abertura: 12 de setembro às 19h
Exibição do curta “Matriarcas”

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Governo sueco ‘responde’ a Trump com uma foto de mulheres do gabinete

Vice-primeira-ministra assina uma proposta ambiental rodeada por sete colaboradoras...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=