Projeto Saúde da Mulher Negra

 

 

Os direitos humanos estão previstos em nossa Constituição Federal e em documentos internacionais, como tratados e convenções. Eles são universais e interdependentes, o que quer dizer que todas as pessoas os têm e que o exercício pleno de um direito humano está vinculado ao exercício de outro.

O mais alto padrão de saúde é um direito humano fundamental e significa não apenas a ausência de doenças, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social. A sua efetivação está relacionada a outros direitos, como o direito à não-discriminação, à educação, à privacidade, ao acesso à informação e tecnologia, entre outros.

No Brasil, no entanto, o direito à saúde não é exercido da mesma forma por todas as pessoas.

Isso ocorre em razão das desigualdades sociais que existem na estrutura de nossa sociedade, que estão inevitavelmente relacionadas ao racismo, ao sexismo e a outras formas de discriminação.

Durante muito tempo, propagou-se a idéia de que a sociedade brasileira era uma democracia racial, ou seja, que nela as relações entre pessoas brancas e negras eram livres de preconceito.

Somente na década de 1990 ficou claro que as desigualdades entre as populações branca e negra decorrem também, e principalmente, da discriminação racial. Basta ver os indicadores, por exemplo, de mortalidade materna, expectativa de vida, mortalidade infantil, etc., que demonstram claramente que a discriminação racial impede que negras e negros e brancas e brancos tenham as mesmas oportunidades, não podendo assim exercitar os mesmos direitos ou ao menos exercitá-los da mesma maneira. No caso do direito à saúde, a discriminação racial, entre outras conseqüências, dificulta o acesso aos serviços de saúde com tratamento digno e de qualidade.

As mulheres negras sofrem dois tipos de discriminação: a racial e a de gênero. Os resultados dessa dupla discriminação, fruto do racismo e do sexismo presentes em nossa sociedade, são processos de “nascer, viver, adoecer e morrer”1 muito distintos. Daí a importância do projeto “Direito à Saúde da Mulher Negra”, realizado pela Conectas Direitos Humanos em parceria com o Geledés – Instituto da Mulher Negra, com o apoio da União Européia, cujo principal objetivo é empoderar as mulheres negras para o monitoramento das políticas públicas de saúde de modo a combater a discriminação racial e de gênero e garantir um atendimento de saúde digno.

Em linguagem acessível e com um glossário que explica as palavras mais técnicas (destacadas no texto), esta cartilha é uma das cinco que compõem a coleção Direito à saúde da mulher negra: manual de referência.

Esperamos que este manual seja um instrumento útil e eficaz na luta pela efetivação dos direitos humanos das mulheres, principalmente o direito à saúde da mulher negra.

Boa leitura!
Laura Davis Mattar
Coordenadora de Programas
Conectas Direitos Humanos

{rsfiles path=”Direito-a-iguadade-racial.pdf” template=”default”}

+ sobre o tema

Ministra da Igualdade Racial participa de debates do Fórum Social Temático 2012

Quilombos e mulheres negras são pautas da agenda da...

Ilê Aiyê recebe inscrições de crianças para formação de banda mirim

Crianças com idades entre 8 e 15 anos podem...

Movimento Negro alerta sobre a anemia falciforme

Por: Jeyson Nascimento     Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participam nesta...

Entidades do Movimento Negro se reúnem para debater calendário de lutas

Por: Lívia Francez   Diversas entidades e organizações...

para lembrar

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios de shows realizados em unidades do Sesc São Paulo nas décadas de 1970, 1980 e 1990,...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...
-+=