Projeto SETA participa do Fórum Global contra Racismo e Discriminação, promovido pela UNESCO

Instituição contribuirá com o painel que destaca as inovações no domínio da educação antirracista

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o SESC São Paulo receberá a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A agenda tem como foco discutir a importância de colocar a raça no centro do desenvolvimento e na implementação de estratégias para a promoção socioeconômica. O encontro terá transmissão ao vivo. As inscrições estão disponíveis através do link: https://app.pipefy.com/portals/unesco

O Fórum reunirá  integrantes do governo, incluindo ministros, decisores políticos, acadêmicos e membros da sociedade civil e comunidades artísticas. O projeto SETA, Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista, será representado por Ana Paula Brandão, gestora da iniciativa e diretora programática na ActionAid, no dia 29 de novembro. A Historiadora e Mestre em Comunicação e Cultura participará da mesa que visadestacar as inovações no domínio da educação antirracista, abarcando a forma de defender os princípios democráticos e o Estado de Direito no atual ambiente político internacional e desafiador. O painel destacará a importância da educação para a cidadania global, bem como as inovações no domínio da educação antirracista para enfrentar os desafios globais e tomar medidas transformadoras para garantir o desenvolvimento sustentável, a democracia e a paz.

“O evento da Unesco reunirá especialistas do mundo todo para discutir o antirracismo. Nosso enfoque será a importância de uma educação com equidade racial para toda a população, pois o objetivo central do projeto SETA é iniciar um diálogo intergeracional sobre racismo e educação, ao mesmo tempo que mobiliza uma rede global comprometida com a justiça racial na educação”, comenta Ana Paula Brandão. 


Sobre o Projeto SETA

O Projeto SETA é uma aliança entre movimentos sociais e organizações negras, quilombolas, indígenas e feministas ligadas ao tema da educação. Compõem a iniciativa a ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CONAQ, Geledés, Makira-E’ta e UNEafro Brasil, organizações reconhecidas e comprometidas na atuação no campo da educação antirracista. A atuação do Projeto SETA consiste no trabalho participativo por meio da realização de pesquisas, incidência política, formações e campanhas de mobilização em prol da equidade racial na educação. Trata-se de um trabalho que promove sistematicamente a voz, a mobilização e a liderança dos grupos representados pelo projeto. A visão coletiva do SETA é um sistema de educação público brasileiro construído com base nos princípios de justiça social e racial e que garantam a todas as pessoas o direito a uma educação contextualizada e de qualidade.


Fórum Global contra Racismo e Discriminação

Data: de 29 de novembro a 1º de dezembro

Local: SESC São Paulo

Inscrições: https://app.pipefy.com/portals/unesco

-+=
Sair da versão mobile