Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

Iniciativa realizada por ActionAid e parceiros receberá aporte de 1,5 milhão da Co-Impact, organização filantrópica global que seleciona projetos mundiais atuantes na promoção da igualdade de gênero e liderança feminina

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), que atua em coalizão por meio da realização de pesquisas, incidência política, formações e campanhas de mobilização em prol da equidade racial na educação, anuncia um novo financiador. Trata-se da organização filantrópica global Co-Impact, que investe recursos em projetos voltados ao desenvolvimento de sistemas mais justos, inclusivos e que promovam a igualdade de gênero e a liderança das mulheres. Para a fase inicial, as nove organizações selecionadas pela Co-Impact receberão cerca de 1,5 milhão de reais. Assim, o SETA, iniciativa realizada por ActionAid, em aliança com seis parceiras da sociedade civil, aprofundará ainda mais sua atuação sob a ótica da interseccionalidade. 

“Esse recurso será importante para o desenho de uma estratégia de atuação do SETA voltada para a trajetória educacional das adolescentes e jovens negras, indígenas e quilombolas. Aprofundaremos o nosso olhar interseccional para a educação, pensando ações diretamente para esses grupos”, comenta Ana Paula Brandão, gestora do Projeto SETA e diretora programática na ActionAid.

Além do SETA, outras duas iniciativas brasileiras estão na lista: Plataforma Justa e Organização Themis. As demais são do México, Estados Unidos, Nigéria e Quênia. Inicialmente, ao longo de 12 meses, as organizações irão desenvolver uma proposta de impacto em seus territórios, relacionadas a temas como equidade racial e de gênero, por exemplo. O documento com a proposta final será avaliado no início de 2025. Essa iniciativa se soma às atividades já realizadas pelo Projeto SETA com o financiamento da Fundação W. K. Kellog. 

Evento reúne todas as organizações contempladas 

No início do mês de fevereiro, Ana Paula Brandão Luciana Ribeiro, especialista em Educação do SETA, Julia Barbosa, especialista em parcerias institucionais e filantropia da ActionAid, e Edneia Gonçalves, Coordenadora Executiva Adjunta na Ação Educativa, participaram, no México, de um encontro entre as organizações contempladas pela Co-Impact.  

Para Luciana, participar de uma reunião entre organizações, que em sua maioria enfrentam ativamente e contribuem para o fortalecimento da garantia de direitos de mulheres de forma interseccionalizada, é ter a certeza de que só haverá uma transformação social a nível global quando as sociedades compreenderem que são as mulheres, sobretudo as negras, indígenas, quilombolas latino-americanas e africanas, as que mais carregam em suas existências as marcas das opressões econômicas e estão mais sujeitas a submissão racial e sexual.  

“Ao serem fortalecidas, garantem sob uma perspectiva política e social o direito à vida de crianças, jovens, homens e mulheres cis, trans e pessoas com deficiência”, comenta a especialista em educação do SETA.  

Sobre o Projeto SETA 

O Projeto SETA é uma aliança entre movimentos sociais e organizações negras, quilombolas, indígenas e feministas ligadas ao tema da educação. Compõem a iniciativa a ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CONAQ, Geledés, Makira-E’ta e UNEafro Brasil, organizações reconhecidas e comprometidas na atuação no campo da educação antirracista. A atuação do Projeto SETA consiste no trabalho participativo por meio da realização de pesquisas, incidência política, formações e campanhas de mobilização em prol da equidade racial na educação. Trata-se de um trabalho que promove sistematicamente a voz, a mobilização e a liderança dos grupos representados pelo projeto. A visão coletiva do SETA é um sistema de educação público brasileiro construído com base nos princípios de justiça social e racial e que garantam a todas as pessoas o direito a uma educação contextualizada e de qualidade. 

+ sobre o tema

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

para lembrar

Estudantes reclamam que não conseguem se inscrever no ProUni

Os estudantes de quatro estados reclamam que não conseguem...

Manifesto Contra a Regulamentação da Educação Domiciliar e em Defesa do Investimento nas Escolas Públicas

As Coalizões, Redes, Entidades Sindicais, Instituições Acadêmicas, Fóruns, Movimentos...

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

Começa nesta segunda-feira (27) e vai até 7 de...
spot_imgspot_img

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...
-+=