Promotora denúncia PM’s e empresário pela morte de estudante africano

 

A promotora Fânia Amorim ofereceu denúncia criminal contra três pela morte do estudante africano Toni Bernardo Silva, 27 anos, no dia 23 de setembro, na pizzaria Rola Papo, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá. O vendedor Sérgio Marcelo Silva da Costa e os Policias Militares Wesley Fagundes Pereira e Higor Mendes Montenegro e Wesley Fagundes Pereira, são acusados de lesão corporal seguida de morte. Consta na ainda na denúncia que foi encaminhada pelo Ministério Público Estadual que os policiais sejam exonerados de seus cargos.

Na ocasião todos foram presos em flagrante e acusados de terem agredido a socos e pontapés o estudante de Guiné-Bissau, país da Costa Ocidental da África. A Corregedoria da Polícia Militar de Mato Grosso acompanhou a ocorrência do auto de prisão em flagrante e em seguida abriu processo disciplinar administrativo contra os dois policiais militares envolvidos.

Os suspeitos foram indiciados por homicídio doloso na Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), da Polícia Judiciária Civil, entretanto os três acusados alegaram legítima defesa. Nos depoimentos os PM’s e do empresário o Toni adentrou o estabelecimento e pediu R$ 10. Como não teve seu pedido atendido deu uma chave de braço na esposa de Sérgio Marcelo, assustado Sérgio, sua esposa e Toni caíram ao chão tendo inicio a luta corporal.

Toni cursava Economia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mas, foi desligado depois de ser reprovado por faltas. O estudante tinha quatro passagens pela polícia e na noite da de sua morte foi constatado pelo Instituto Médico Legal (IML) que ele estava sob o efeito de droga e álcool.

A morte de Toni causou revolta dos demais estudantes africanos que cursam UFMT, testemunhas alegam que houve excesso de violência por parte dos policiais a paisana na hora de conter o jovem. O copo de Toni Bernardo foi liberado pelo IML no último dia 4, para o traslado e deve ser enviado para o país africano ainda hoje.

 

 

Fonte: 24 horas News

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=