Prorrogado o prazo de inscrições para seleção do curso gratuito para negros e indígenas

Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o processo seletivo do curso “Equidade na Pós Graduação: o acesso de populações subrepresentadas”, visando o preenchimento de vagas remanescentes.

Divulgação/NEPPI

De acordo com a assessoria, o curso é oferecido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (NEPPI/UCDB) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com o objetivo de preparar negros e indígenas para concorrerem a programas de pós-graduação stricto sensu.

Ao todo estão abertas 11 vagas na UCDB, em Campo Grande e 32 vagas na UEMS, em Dourados. Para participar do processo de seleção, é necessário ter diploma de graduação.

Além de negros (pretos e pardos) e indígenas a coordenação informa que pessoas provenientes de assentamento ou quilombo ou em situação de vulnerabilidade sócio/econômica e professores da rede pública de ensino também podem participar do processo seletivo.

Segundo a UEMS, estão abertas 6 vagas para negros (pretos e pardos); 4 vagas para indígenas; 10 vagas para professores da rede pública e 12 vagas para pessoas provenientes de assentamentos ou quilombos e/ou em situação de vulnerabilidade sócio-econômica. Na UCDB há 3 vagas para negros (pretos e pardos); 2 vagas para indígenas; 3 vagas para professores da rede pública e 3 vagas para pessoas provenientes de assentamentos ou quilombos e/ou em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.

O critério adotado para a identificação do segmento de cada candidato será o da autodeclaração.

Serviço: o curso é gratuito e as atividades têm início no dia 18 de maio. Confira o edital de preenchimento de vagas remanescentes, o novo calendário do processo seletivo e demais arquivos para inscrição no site do NEPPI clicando aqui.

Ana Rita: cotas raciais modificam estrutura social do país

Cotas na UFAL é ‘discriminação positiva’- diz desembargador

Fonte: Fernanda Kintschner

+ sobre o tema

para lembrar

“Sala de aula não é templo de Candomblé nem igreja”, diz Makota Valdina

A fala da líder religiosa do Candomblé, Makota Valdina...

É a disputa de corações e mentes para a cidadania plena, estúpido!

Comecei a escrever este texto há uma semana e...

Seja um voluntário SFK Brasil

Estamos em busca de voluntários interessados em dar suporte...
spot_imgspot_img

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor para promover a equidade" tem como foco central discutir como a educação...

Grupo Articulador articula apoio no Congresso para políticas antirracistas na Primeira Infância

No segundo dia de visitas em Brasília, as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés - Instituto da Mulher Negra...

Edital vai apoiar pesquisadores negros e indígenas em projetos de transição energética no Nordeste

Com o objetivo de ajudar na preparação de uma nova geração de pesquisadores negros e indígenas para pensarem em soluções baseadas em ciência e...
-+=