O Prouni (Programa Universidade para Todos) inicia nesta segunda-feira (20) a segunda fase de inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2009, voltada a candidatos novos ou que ficaram fora da primeira etapa. Os interessados terão até as 21h da próxima sexta-feira, 24 de julho, para se inscrever pela internet.
Nessa nova rodada, serão ofertadas 49.157 bolsas. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2008 e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em escola particular, na condição de bolsista integral.
Também podem concorrer pessoas com deficiência e professores do quadro permanente da rede pública da educação básica. Professores podem se inscrever para bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior e não precisam comprovar rendimentos.
A lista dos alunos pré-selecionados na segunda etapa de inscrições será divulgada no dia 28 de julho. O período para comprovação das informações prestadas vai até 12 de agosto. O acesso à ficha de inscrição está disponível na internet.
De acordo com dados do MEC (Ministério da Educação), entre 2005 (primeira edição) e o primeiro semestre deste ano, o Prouni possibilitou a inclusão de 540 mil estudantes na educação superior particular. Na primeira metade de 2009, foram oferecidas 156.416 bolsas de estudos, das quais 95.694 eram integrais e eram 60.722 parciais. Com as ofertadas no segundo semestre, o ProUni soma este ano 247.643 bolsas.
Matéria original: Prouni inicia inscrição para a 2ª etapa do processo seletivo; oferta de 49.157 bolsas