Provar

Por Fernanda Pompeu

Foto: Lucíola Pompeu

A primeira vez que entrei em uma sala de aula tremi feito bambu fustigado pelo vento. Eu era roteirista, e fui contratada para ajudar os alunos do Curso de Vídeo do Senac a escrever histórias que seriam depois contadas por meio de imagens e sons.

Lembro de vinte pares de olhos me observando. Fisionomias compenetradas esperando que eu demonstrasse o meu saber. Nessa época, anos 1990, eu era uma das roteiristas da série Mundo da Lua, produzida pela tv Cultura.

Também já havia roteirizado dezenas de vídeos para empresas: roteiros de treinamento, institucionais, de boas práticas, de propaganda. E um sem-número de roteiros sociais: povo de rua, violência doméstica, prevenção do Hiv-Aids e quejandos.

Em resumo: eu sabia do riscado. Mas isso não impediu que eu tivesse que dar essa primeira aula sentada, a modo de disfarçar o bambolê das minhas pernas. Minha voz que é grossa saía como um fiozinho de água rala.

Pois, tinha eu a sensação de que estava sendo testada. Você, na certa, conhece bem o estresse de ter que provar que tem valor. Provar que não é um charlatão, nem uma paraquedista de ocasião. Tudo isso ao vivo. As pessoas ali, encarando você.

Na segunda aula, já consegui passar o recado sem precisar me sentar. Na terceira, consegui rir sozinha. Na quarta, consegui fazer a turma rir. Na última, eu e os alunos éramos amigos. Alguns deles para toda a vida.

Fui professora de roteiro durante dez anos. Vi a chegada da mídia digital aposentando a analógica. Vi o VHS desaparecer. Senti a derrocada dos vídeos empresariais com o surgimento da internet. E, é claro, a mudança significativa do perfil dos alunos.
Mas o mais importante, para mim, foi a experiência de ter me tornado uma professora absolutamente à vontade. Alguém capaz de passar os recados com muita segurança e, o melhor de tudo, com bom humor.

É evidente que quando alcancei esse patamar, parei de dar aulas. Como também parei os roteiros. Tinha chegado a hora de experimentar outras provas. A hora de provar outros sabores. E lá fui eu, novamente tremendo feito bambu fustigado pelo vento.

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Sindicato cria disque denúncia para combater trabalho infantil e exploração sexual de crianças

Sindicato cria disque denúncia para combater trabalho infantil e...

Nota pública sobre a aprovação da Lei 12696/12

  PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS   NOTA PÚBLICA DO CONANDA Sobre...

Candidatos já podem consultar os locais onde farão as provas do Enem

Site disponibiliza locais de provas do Enem de 3...

Prouni já tem mais 184 mil estudantes inscritos

Até as 12 horas desta quinta-feira (17), primeiro dia...

para lembrar

Livro Popular – incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para 2012

Cultura: incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para...

Livro – ‘Griot’ narra conflitos religiosos

Livro infanto-juvenil narra as dores e os desafios de...

MEC amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise

Reprovação é a mais alta desde 1999, segundo divulgou...

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade NILMA LINO...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=